Professor José Miguel Cardoso Pereira integra equipa de especialistas que vai participar no desenvolvimento do Plano de Intervenção para a Floresta

O convite ao Professor José Miguel Cardoso Pereira para participar na equipa de especialistas do Plano de Intervenção para a Floresta 2025 é um reconhecimento do seu contributo nas áreas da geografia do perigo de incêndio e da gestão dos combustíveis à escala da paisagem – áreas fundamentais para a gestão e prevenção de incêndios florestais em Portugal.

A convite do Secretário de Estado das Florestas, o Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e Investigador do Centro de Estudos Florestais (CEF), José Miguel Cardoso Pereira, integra a Equipa de Especialistas criada no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 130-B/2024, para a elaboração de um Plano de Intervenção para a Floresta 2025.

José Miguel Pereira licenciou-se em Silvicultura pelo ISA e doutorou-se em Gestão de Recursos Naturais Renováveis pela Universidade do Arizona. A sua investigação foca-se em pirogeografia, incluindo a deteção remota de fogo e a cartografia do risco de incêndio.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 130-B/2024 foi publicada em Diário da República a 27 de setembro e mandata os membros do Governo responsáveis pelas áreas governativas da coesão ­territorial, da justiça, do ambiente e da agricultura a apresentar um Plano de Intervenção para a Floresta 2025.

O Plano destina-se a potenciar a concretização de um Pacto Nacional para a Floresta e integra as áreas governativas da coesão territorial, da justiça, do ambiente e da agricultura.

Aceda à Resolução do Conselho de Ministros n.º 130-B/2024 em diariodarepublica.pt.