Novo artigo CEF propõe metodologia para caracterizar Unidades de Gestão (MUs) em florestas densas

Methodology Based on ALS Data and Diameter Distribution Simulation to Characterize Management Units at Tree Level

Artigo de estudante de doutoramento do CEF publicado na revista Remote Sensing (MDPI) sublinha a importância de caracterizar Unidades de Gestão (MUs) ao nível das árvores, oferecendo ferramentas cruciais para a sustentabilidade das florestas densas.

Artigo “Development of a Methodology Based on ALS Data and Diameter Distribution Simulation to Characterize Management Units at Tree Level” do estudante de doutoramento do grupo ForChange do Centro de Estudos Florestais (CEF) / Instituto Superior de Agronomia (ISA), Jean Magalhães, foi aceite pela revista Remote Sensing (MDPI). Este trabalho contou com a colaboração dos investigadores do CEF Juan Guerra-Hernández, Susete Marques, José G. Borges e Margarida Tomé, bem como do investigador Diogo N. Cosenza do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa.

A caraterização das Unidades de Gestão (MUs) com dados ao nível das árvores é fundamental para uma compreensão abrangente da estrutura da floresta e para fornecer a informação necessária para apoiar a tomada de decisões de gestão florestal.

Figure 2. Maritime pine Management Units (MUs) within an aggregated management forest area in northern Portugal

Este estudo propõe uma metodologia para caracterizar Unidades de Gestão (MUs) em florestas densas, utilizando dados LiDAR e a Abordagem Baseada em Área (ABA). Foram avaliadas as funções densidade de probabilidade (PDFs) Johnson’s SB e Weibull, selecionando-se a mais adequada para integrar na ABA e simular distribuições de diâmetros dentro das MUs. Esta abordagem, prática e eficiente, é fundamental para a gestão florestal, uma vez que permite estimar dados ao nível de árvores individuais, essenciais para a aplicação de modelos de árvores individuais.

Todas as conclusões podem ser consultadas em mdpi.com.