Investigadora do grupo ForChange do CEF, Susete Marques, participou em estudo que descreve uma abordagem iterativa para a seleção otimizada de ações de gestão florestal, utilizando simulações de propagação de incêndio ao longo do tempo.
“Forest management with fire simulation” é o título do novo artigo publicado pela investigadora do Centro de Estudos Florestais (CEF) / Instituto Superior de Agronomia (ISA), Susete Marques, em colaboração com Filipe Alvelos (Universidade do Minho) e Isabel Martins (Universidade de Lisboa).
Neste trabalho, os autores abordam a gestão florestal para produção de madeira, com preocupações com os incêndios, usando uma nova abordagem de otimização baseada em simulação. A gestão é guiada por simulações de propagação de fogo, ajustando as prescrições florestais para maximizar o valor presente líquido, respeitando restrições ecológicas. Em cada interação, calcula-se a propagação do fogo entre áreas e excluem-se prescrições que aumentem o risco de incêndio.
Experiências em florestas portuguesas mostram como equilibrar valor económico e controlo do fogo; os investigadores descreveram experiências computacionais numa floresta portuguesa que mostram como se podem obter soluções de compromisso entre o valor atual líquido e a taxa máxima de propagação do fogo. Em cenários mais restritivos, surgem áreas que funcionam como quebra-fogos, avaliando também o impacto ambiental e dos arredores.
Com a colaboração neste tipo de estudos, os investigadores do CEF contribuem para a promoção de soluções mais eficazes e sustentáveis na área da integração da gestão florestal e da gestão do fogo.
O artigo foi publicado no European Journal of Operational Research e pode ser encontrado em sciencedirect.com.