Novo artigo CEF explora abordagem inovadora para otimização da gestão florestal com simulação de fogo

Investigadora do grupo ForChange do CEF, Susete Marques, participou em estudo que descreve uma abordagem iterativa para a seleção otimizada de ações de gestão florestal, utilizando simulações de propagação de incêndio ao longo do tempo.

“Forest management with fire simulation” é o título do novo artigo publicado pela investigadora do Centro de Estudos Florestais (CEF) / Instituto Superior de Agronomia (ISA), Susete Marques, em colaboração com Filipe Alvelos (Universidade do Minho) e Isabel Martins (Universidade de Lisboa).

Neste trabalho, os autores abordam a gestão florestal para produção de madeira, com preocupações com os incêndios, usando uma nova abordagem de otimização baseada em simulação. A gestão é guiada por simulações de propagação de fogo, ajustando as prescrições florestais para maximizar o valor presente líquido, respeitando restrições ecológicas. Em cada interação, calcula-se a propagação do fogo entre áreas e excluem-se prescrições que aumentem o risco de incêndio.

Fig. 2. Images of the input files for pyO3F

Experiências em florestas portuguesas mostram como equilibrar valor económico e controlo do fogo; os investigadores descreveram experiências computacionais numa floresta portuguesa que mostram como se podem obter soluções de compromisso entre o valor atual líquido e a taxa máxima de propagação do fogo. Em cenários mais restritivos, surgem áreas que funcionam como quebra-fogos, avaliando também o impacto ambiental e dos arredores.

Com a colaboração neste tipo de estudos, os investigadores do CEF contribuem para a promoção de soluções mais eficazes e sustentáveis na área da integração da gestão florestal e da gestão do fogo.

O artigo foi publicado no European Journal of Operational Research e pode ser encontrado em sciencedirect.com.