
Os membros do Centro de Estudos Florestais (CEF) Vinicius John, Ana Rita de Oliveira Braga, Criscian Kellen Amaro de Oliveira Danielli, Filipe Eduardo Danielli e Cláudia Marques-dos-Santos participam em estudo que faz a caracterização do biochar produzido num forno artesanal móvel a partir de biomassa residual de pequena dimensão.
“Characterization of Biochar Produced in a Mobile Handmade Kiln from Small-Sized Waste Biomass for Agronomic and Climate Change Benefits” é o título deste novo artigo que demonstra que a produção artesanal pode gerar biochar de elevada qualidade para utilização agrícola. A investigação revela que esta prática contribui para a melhoria da qualidade ambiental dos solos e para o combate às alterações climáticas, tanto na mitigação como na adaptação.

Os autores desenvolveram um forno móvel, escalável e de baixo custo, capaz de realizar a pirólise de biomassas de pequeno tamanho, que constituem a maior parte dos resíduos agrícolas a nível global – uma lacuna significativa na literatura existente. A produção local e descentralizada de biochar pode incentivar a adoção desta tecnologia por pequenos e médios agricultores, especialmente em países em desenvolvimento. No entanto, permanecem desafios relevantes para a produção artesanal de biochar, nomeadamente a necessidade de escalar a produção local com tecnologias de baixas emissões de carbono, a captura dos subprodutos da pirólise, e a sua valorização ambiental, como através da atribuição de créditos de carbono.

Este artigo foi publicado na revista internacional sobre agronomia e agroecologia, publicada mensalmente online pela MDPI, Agronomy, e faz parte arte da edição especial Waste to Wealth: Resource Utilization of Agricultural Waste through Effective Biomass Management – artigo completo disponível aqui.