Novo artigo CEF demonstra que a produção artesanal pode gerar biochar de elevada qualidade para utilização agrícola

Os membros do Centro de Estudos Florestais (CEF) Vinicius John, Ana Rita de Oliveira Braga, Criscian Kellen Amaro de Oliveira Danielli, Filipe Eduardo Danielli e Cláudia Marques-dos-Santos participam em estudo que faz a caracterização do biochar produzido num forno artesanal móvel a partir de biomassa residual de pequena dimensão.

“Characterization of Biochar Produced in a Mobile Handmade Kiln from Small-Sized Waste Biomass for Agronomic and Climate Change Benefits” é o título deste novo artigo que demonstra que a produção artesanal pode gerar biochar de elevada qualidade para utilização agrícola. A investigação revela que esta prática contribui para a melhoria da qualidade ambiental dos solos e para o combate às alterações climáticas, tanto na mitigação como na adaptação.

Figure 1. Scheme of biochar production using acai berry fruit waste as raw material, from palm, harvest, agro-industrial processing, waste generation, sieving, drying, and conversion.

Os autores desenvolveram um forno móvel, escalável e de baixo custo, capaz de realizar a pirólise de biomassas de pequeno tamanho, que constituem a maior parte dos resíduos agrícolas a nível global – uma lacuna significativa na literatura existente. A produção local e descentralizada de biochar pode incentivar a adoção desta tecnologia por pequenos e médios agricultores, especialmente em países em desenvolvimento. No entanto, permanecem desafios relevantes para a produção artesanal de biochar, nomeadamente a necessidade de escalar a produção local com tecnologias de baixas emissões de carbono, a captura dos subprodutos da pirólise, e a sua valorização ambiental, como através da atribuição de créditos de carbono.

Figure 2. (a) Three-dimensional schematic of the construction of the low-cost mobile pyrolysis kiln; (b) photograph of the kiln in operation; and (c) photograph pyrolysis chamber fuelled with acai berry biomass and the produced biochar.

Este artigo foi publicado na revista internacional sobre agronomia e agroecologia, publicada mensalmente online pela MDPI, Agronomy, e faz parte arte da edição especial Waste to Wealth: Resource Utilization of Agricultural Waste through Effective Biomass Managementartigo completo disponível aqui.