Novo artigo CEF caracteriza compostos fenólicos da Casca do pequi (Caryocar brasiliense) com potencial atividade antioxidante

Novo artigo dos investigadores do grupo ForEco do Centro de Estudos Florestais (CEF), Paula Batista-Santos e António Eduardo Baptista Leitão, faz uma caracterização de compostos fenólicos da casca do pequi (Caryocar brasiliense) com potencial atividade antioxidante.

O trabalho “Phenolic Compounds Characterization of Caryocar brasiliense Peel with Potential Antioxidant Activity” é o resultado de um projeto liderado pela Doutora Paula Batista Santos e financiado pelo Colégio Tropical da Universidade de Lisboa, em colaboração com investigadores do LEAF – Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food e da Faculdade Farmácia da Universidade de Lisboa, em Portugal, e da Universidade Federal de São João Del-Rei e Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil.

Figure 1. Overview of pequi (Caryocar brasiliense Camb.) fruit: (A) whole fruits and (B) longitudinal cut of the fruit and identification of its components. Adapted from [10,11].

A casca do fruto do pequi (Caryocar brasiliense), apesar de ser frequentemente descartada, possui um elevado teor de compostos bioativos. O presente estudo teve como objetivo explorar as bioatividades na casca do pequi, particularmente os seus potenciais benefícios para a saúde ao nível da atividade antioxidante. Estes resultados sugerem o potencial de utilização da casca de pequi em alimentos funcionais, oferecendo benefícios económicos e vantagens ambientais através da redução de resíduos.

O artigo “Phenolic Compounds Characterization of Caryocar brasiliense Peel with Potential Antioxidant Activity” poderá ser encontrado aqui.