Novo artigo CEF caracteriza a anatomia e química da madeira e casca da espécie Parinari curatellifolia

Tropical mobola plum (Parinari Curatellifolia): a full characterization of wood and bark within the scope of biorefineries” é o novo artigo publicado por Abílio Malengue, aluno de doutoramento do grupo Fortec e investigador da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos, Huambo-Angola, com a coautoria dos investigadores do Centro de Estudos Florestais (CEF) Ana Lourenço, Helena Patrício, Ricardo A. Costa, Teresa Quilhó e Jorge Gominho.

No artigo, os autores fazem uma caracterização pormenorizada da anatomia e química da madeira e casca da espécie Parinari curatellifolia, típica do Miombo angolano. Os resultados evidenciaram as boas características da madeira e da casca para a produção de energia, mas ambas poderiam ser usada na produção de produtos com maior valor acrescentado; a madeira para a produção de carvão ativado e da casca extrair compostos com atividades farmacológicas que poderiam proporcionar benefícios socioeconómicos às comunidades rurais de Huambo, em Angola.

Parinari curatellifolia: A) Ilustração da arvore em pé; B) Flores; C) Folhas e fruto; D) Corte transversal e dissociados do lenho; d = 100μm

A floresta do Miombo, campo de ação da tese do aluno de doutoramento do grupo Fortec, Abílio Malengue, constitui a formação de floresta tropical seca dominante no continente Africano.

Saiba mais sobre as mais-valia da espécie acedendo ao artigo publicado na revista European Journal of Wood and Wood Products clicando aqui.