Novo artigo CEF apresenta os resultados de uma experiência de fertirrigação em árvores de pinheiro manso

“Fertirrigation in grafted Pinus pinea L. trees: denser crowns but no effect on cone production or masting cycles” é o novo artigo da investigadora do grupo ForEco do Centro de Estudos Florestais (CEF) Alexandra Cristina Correia, com a coautoria dos investigadores do CEF Ana Farinha, João E. P. Silva, Alexandra Nunes, Nuno Conceição, Margarida Tomé e Luis Fontes, e Maria da Encarnação Marcelo (INIAV), Alexandre Sarmento (Terradrone) e João Soares (Herdade da Abegoaria).

Os resultados indicam que a fertirrigação de Primavera/Verão utilizada neste estudo, originou um aumento significativo da produção de pinha mas apenas nos anos de safra. Não houve variações na produção de pinhas de primeiro ano por unidade de área de copa entre tratamentos. Porém, verificou-se um aumento do sucesso reprodutivo nas árvores duplamente fertirrigadas pela amenização das condições adversas do período seco no final da Primavera início de Verão, resultado numa melhor condição fisiológica das árvores.

As reservas internas são determinantes nos ciclos de safra. Anos hidrológicos desfavoráveis e consecutivos parecem influenciar a duração dos anos de baixa produção por limitarem fortemente a acumulação de reservas.

Fig. 1. Aerial view of the experimental site with the 2 blocks and the 3 treatment plots (C, FR and 2FR) and a chronogram of the main management activities that occurred at the site.

Os resultados evidenciarem a oportunidade de aumentar o potencial produtivo através da intensificação do uso da água e de fertilizantes. Porém, num contexto de clima em mudança onde é esperado um aumento da frequência de secas e ondas de calor (sobretudo na primavera), sugere que estes investimentos devem ser cuidadosamente analisados de um ponto de vista económico, especialmente nos países mediterrânicos, onde será necessário reforçar o uso mais sustentável da água.

O artigo foi publicado na revista Forest Ecology and Management e pode ser acedido aqui.

Este trabalho representa o culminar de 8 anos de monitorização ecofisiológica intensiva em pinheiro-manso, num esforço de colaboração entre o Centro de Estudos Florestais (CEF), do Instituto Superior de Agronomia (ISA), e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV) e transversal a vários projetos de investigação financiados desde 2014.

Projetos envolvidos:
2014-2016 Pinea PTDC/AGR-FOR/3804/2012
2017-2019 FERTIPINEA PDR2020-101031330
2020 +Pinhão PDR2020-101-031189
2021-2024 CORKNUT PCIF/MOS/0012/2019
2016-2021 Diversas bolsas de doutoramento e pós-doutoramento financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia