Novo artigo CEF analisa projetos de recuperação de zonas ribeirinhas

Novo artigo publicado por Arthur Cupertino, aluno de Doutoramento do programa TERRA – Florestas e Recursos Naturais, do grupo ForProtect do Centro de Estudos Florestais (CEF), do Instituto Superior de Agronomia (ISA), com a coautoria da investigadora do CEF Patricia Rodríguez González, faz revisão dos indicadores de vegetação utilizados na monitorização da restauração de ecossistemas ribeirinhos.

À medida que a recuperação de zonas ripícolas se generaliza, torna-se cada vez mais necessário identificar indicadores fiáveis que possam ajudar eficazmente a avaliar os resultados da recuperação. Neste estudo, os autores analisam vários projetos de recuperação de zonas ribeirinhas em diferentes contextos.

Os objetivos foram: i) rever as metodologias de monitorização utilizadas; ii) identificar os indicadores de vegetação mais frequentemente utilizados; e iii) avaliar a utilização desses indicadores e dos respetivos métodos de amostragem a diferentes escalas temporais e espaciais.

Graphical abstract

O estudo conta com uma análise exaustiva da literatura sobre restauro ecológico em ecossistemas ripários nas últimas décadas, para avaliar como a monitorização da vegetação é realizada em diferentes contextos.

Os autores identificaram que o tipo de amostragem e os indicadores ecológicos aplicados variam de acordo com a escala espacial e temporal dos projetos, e que ainda não há consenso sobre como associar o uso de deteção remota com amostragens de campo na avaliação do sucesso do restauro.

O artigo “Chasing success: A review of vegetation indicators used in riparian ecosystem restoration monitoring” está disponível em open access na revista Ecological Indicators – ver aqui.

Fig. 4. Percentage of studies per sampling method (inner circle) and data type (outer circle)