ISA e ANEPC celebram Memorando de Entendimento no domínio da análise de incêndios rurais, que contará com a colaboração de investigadores do CEF especializados na área de fogos rurais e deteção remota.
O Instituto Superior de Agronomia (ISA) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) assinaram um acordo de cooperação no domínio da análise de incêndios rurais, com vista ao estabelecimento de formas de cooperação mútua que visam promover estratégias de prevenção e supressão mais eficazes. Este Memorando de Entendimento vem na sequência da colaboração ativa desde 2019 entre ambas as instituições que começou com o projeto FCT (o FIRE-MODSATII).
Portugal está entre os países mais propensos a incêndios na Bacia do Mediterrâneo pelo que o estreitamento de laços destas Entidades, com fortes capacidades complementares na investigação operacional e científica, torna-as parceiras ideais no importante campo da análise de incêndios rurais.
O acordo entre o ISA e a ANEPC tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos entre as duas entidades, reduzir o fosso entre o conhecimento científico e a atividade operacional, bem como alargar as bases para a troca de competências e de conhecimentos dos seus colaboradores. Este acordo destaca-se pelo importante trabalho dos investigadores do Centro de Estudos Florestais (CEF), unidade de investigação do ISA, que se dedicam às áreas dos fogos rurais e da deteção remota.
Ainda ao abrigo deste memorando, o CEF/ISA irá receber vários investigadores e operacionais europeus durante o verão de 2024 para trabalhar em análise de incêndios rurais. Esta troca de experiência está enquadrada na rede europeia european Network on Extreme fiRe behaviOr – NERO que pretende fomentar a co-criação de soluções entre operacionais e investigadores para melhor compreender, prevenir e combater incêndios florestais. Mais informação aqui.
Fonte: prociv.gov.pt