Investigadores do CEF realizam campanha de amostragem em Silves

No âmbito do projeto FRISCO, os investigadores Akli Benali e Bruno Aparício estão a trabalhar na quantificação da severidade através da utilização de imagens de satélite, mas estão sobretudo a tentar perceber qual o potencial impacto que medidas de gestão aplicadas antes e após os incêndios podem ter na mitigação da contaminação de massas de água.
Assim, nos passados dias 20 e 21 de abril, os investigadores do CEF realizaram, em conjunto com colaboradores do concelho de Silves, uma campanha de amostragem no concelho de Silves que teve como o intuito compreender e mapear quais os principais tipos de combustível presentes. Esta atividade conjunta permitiu o intercâmbio de conhecimento, fomentando as tão necessárias sinergias entre o mundo académico e o operacional.
O projeto FRISCO pretende desenvolver ferramentas para a quantificação do potencial de contaminação de massas de água decorrente de incêndios rurais, sendo a bacia hidrográfica da albufeira de Odelouca uma das áreas de estudo. Este é um projeto da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a colaboração do CEF e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.