O projeto Bioecosys – Métodos de decisão em gestão de ecossistemas florestais: uma aproximação bioeconómica para a sustentabilidade – teve como objetivo o desenvolvimento de ferramentas que possam apoiar os decisores a enfrentar os desafios atuais do setor florestal.
Especificamente, pretendeu realizar a síntese interdisciplinar necessária para operacionalizar novos paradigmas de gestão de ecossistema florestais, fortalecer a liderança industrial e oferecer a base de conhecimento necessária para promover a oferta de serviços dos ecossistemas florestais não transacionados no mercado, e a sustentabilidade da floresta, num contexto de procura crescente de produtos florestais.
Este projeto foi coordenado pelo Professor José Guilherme Borges do grupo ForChange, e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (LISBOA-01-0145-FEDER-030391 – PTDC/ASP-SIL/30391/2017).
Como método de divulgação do conhecimento adquirido durante o desenvolvimento do projeto, foram criadas diversas fichas informativas.
A fichas desenvolvidas focam-se na área de estudo de caso do projeto, localizada no Vale do Sousa, no Noroeste de Portugal. As fichas centram-se nos Modelos de Gestão analisados para várias espécies de árvores: