Curso “Subericultura XXI – Fundação científica para a valorização da cortiça e do ecossistema montado”

A subericultura é definida como o conjunto de práticas de gestão e práticas operacionais realizadas com a finalidade de promover a produção da cortiça, implicando que esta atividade se desenvolva tanto ao nível da árvore, como do povoamento ou da unidade de gestão.

A profissionalização, atualização e disseminação das boas práticas suberícolas são assim uma necessidade atual em todo o país, como garante não apenas da produção sustentável de cortiça, mas ainda como promotoras da preservação das árvores e da regeneração dos ecossistemas no atual contexto climático e económico.

O presente curso pretende disseminar o vasto conhecimento científico gerado nas últimas décadas em torno da subericultura. Será baseado na apresentação e transposição de resultados de publicações científicas recentes para a prática atual da subericultura.

Data de início: 13 de novembro
Data de fim: 11 de dezembro
Duração: 25 horas de contacto presencial (15h aulas teóricas e 10h aulas teórico-práticas) + 25 horas de trabalho independente e avaliação

Destinatários

Alunos de licenciatura, mestrado ou doutoramento em cursos lecionados nas áreas das ciências agrárias, ciências naturais e ciências biológicas.

Profissionais da área agroflorestal e ambiente.


Candidaturas

Abertura – 01 de setembro de 2024
Fecho – 25 de outubro de 2024

Coordenação e Formadores

Joana Amaral Paulo (coordenadora)

Email: joanaap@isa.ulisboa.pt

Professora no Instituto Superior de Agronomia e investigadora no Centro de Estudos Florestais, Joana Amaral Paulo integra o grupo de investigação “ForChange” e é coordenadora da comissão do curso de mestrado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais no ISA.

Mais informação aqui.