CEF organiza visita guiada à Tapada da Ajuda no Dia do Fascínio das Plantas

No âmbito do Dia Internacional do Fascínio das Plantas 2022, o Instituto Superior de Agronomia vai acolher na Tapada da Ajuda, no dia 18 de maio, a atividade “Planta silvestre ou erva-daninha? À descoberta das comunidades florísticas de ecossistemas agrícolas”. 

Nos ecossistemas agrícolas, muitas espécies de plantas espontâneas surgem como infestantes de culturas, também conhecidas vulgarmente como ervas daninhas. 

No entanto, essas plantas possuem recursos para polinizadores, são refúgios da fauna auxiliar das culturas e fornecedoras de alimentos, medicamentos e outros bens e serviços para o bem-estar humano e da sociedade.

A visita guiada, que terá lugar no campus do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, permitirá descobrir os tesouros escondidos da biodiversidade da flora espontânea nos agroecossistemas e ajudará a compreender melhor a necessidade de gestão sustentável destas comunidades.

No dia 18 de maio, percorreremos as vinhas, pomares, plantações e trilhos da Tapada da Ajuda para reconhecer a importância destas diversas e belas comunidades florísticas.

Organizada e coordenada pela Professora Francisca Aguiar, esta atividade é gratuita e aberta ao público, com um limite de 25 inscrições.

A atividade vai contar ainda com a colaboração da Investigadora Elsa Borges Silva (CEF), dos Professores Ana Paula Ramos (LPVVA/LEAF) e Miguel Costa (LEAF) e do aluno de doutoramento Gonçalo Vitorino (LEAF).

Inscrições: https://forms.gle/AppcXmue27FFnT8e9