CEF no projeto Ciência Viva nos Pátios

No âmbito do projeto Ciência Viva nos Pátios, a investigadora Francisca Aguiar realizou uma atividade na Escola Básica Raúl Lino, em Lisboa sobre as espécies de plantas silvestres.
Este trabalho foi realizado em três momentos com o objetivo de responder à questão “Quantas espécies silvestres diferentes podemos encontrar numa área selecionada?”.
Num primeiro momento os alunos realizaram a medição dos solos, em vários locais do recinto escolar: em solo de calçada exposto ao sol, à sombra do edifício escolar e à sombra de árvores. Também mediram a temperatura em solo de terra também ao sol, à sombra de árvores e à sobra do edifício escolar. Mediram igualmente a temperatura do solo de alcatrão à sombra do edifício escolar e ao sol. Os alunos chegaram à conclusão que a temperatura pode variar consoante o tipo de solo e a sua localização.
Num segundo momento, os alunos foram divididos pelo pátio escolar em espaços devidamente marcados por círculos onde tiveram que estudar as espécies que estavam a crescer. As espécies encontradas foram desenhadas e medidas com o auxílio de uma régua.
No terceiro momento, os alunos fizeram novamente as medições das mesmas espécies avaliadas no segundo momento, concluindo que as mesmas cresceram desde a medição anterior.