Seis investigadores do grupo de investigação ForProtect vão estar presentes no 9º Congresso Ibérico de Ictiologia (SIBIC 2022), onde irão apresentar diversos trabalhos relacionados com a gestão de populações de peixes de rio.
A investigadora Ana Filipa Filipe irá falar sobre o projeto AQUADAPT. Este tem como objetivo desenvolver ferramentas de apoio para investigadores e gestores visando a promoção da resiliência dos cursos de água face às alterações climáticas. Tem como casos de estudo zonas interiores de Portugal, especialmente na bacia hidrográfica do Tejo e Guadiana.
O doutorando Daniel Mameri irá apresentar um caso de estudo no açude do Pego, no Rio Tejo, sobre o impacto previsto das alterações climáticas na capacidade de os peixes migradores transporem pequenos obstáculos, recorrendo ao conhecimento de cada espécie e a técnicas de modelação hidráulica.
O Professor Paulo Branco irá apresentar três trabalhos:
- Projeto Dammed Fish, que visa desenvolver ferramentas para ajudar investigadores e gestores a fazer uma gestão efetiva da conectividade de bacias hidrográficas, tendo a Europa como área de estudo;
- Uma visão holística da conectividade fluvial, onde serão apresentados vários trabalhos desenvolvidos pelo ForProtect ao longo dos últimos 15 anos;
- Os efeitos de pesticidas no comportamento de espécies nativas e exóticas de peixes de água doce – uma abordagem experimental.
Já a doutoranda Tamara Leite irá falar sobre os impactos da fragmentação da rede fluvial nas espécies de peixes de água doce e os efeitos da salinização dos rios no comportamento de peixes de água doce e ainda sobre um estudo experimental em peixes de rio sobre a lateralização cerebral, atividade, boldness e comportamento social.
A apresentação do investigador Gonçalo Duarte vai incluir três trabalhos:
- Dados históricos em espécies de peixes migradoras diádromas e a respetiva metodologia desenvolvida, o iPODfish;
- Os padrões espaciais à escala europeia referentes à comunidade de peixes de água doce que se obtêm através da base de dados da IUCN;
- Os futuros desenvolvimentos do RivTool, um software que criado para lidar com redes hidrológicas.
Renan Leite que se encontra a desenvolver o seu doutoramento no centro de investigação CERIS do Instituto Superior Técnico, em parceria com o CEF, irá apresentar o projeto Ecopeak4fish.
Este projeto foca-se numa abordagem integrada para apoiar populações de peixes auto-sustentáveis a jusante das centrais hidroelétricas e que visa desenvolver: um protótipo de um refúgio para ser instalado em rios onde há eventos de hydropeaking e uma framework para avaliar os trade-offs entre os lucros da energia hidroelétrica e a disponibilidade de habitat com foco em peixes.
O 9º Congresso Ibérico de Ictiologia será realizado no Porto, de 20 a 23 de junho de 2022. O congresso reunirá ictiólogos principalmente de Portugal e Espanha, mas também de outras partes do mundo, nomeadamente da América Latina , para discutir vários tópicos atualizados sobre a ciência dos peixes.