CEF em campo | Gestão sustentável da lagarta-do-cartucho em Cabo Verde

A aluna de doutoramento do CEF e LEAF – Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food, Carla Tavares, estuda o impacto de técnicas de confusão-sexual (através da interrupção do acasalamento) na redução da densidade populacional da lagarta-do-cartucho na cultura do milho.
O trabalho de campo desenvolvido por Carla Tavares em Cabo Verde, surge no âmbito da sua tese e tem como principal objetivo desenvolver estratégias de gestão sustentável da espécie invasora lagarta-do-cartucho, 𝑆𝑝𝑜𝑑𝑜𝑝𝑡𝑒𝑟𝑎 𝑓𝑟𝑢𝑔𝑖𝑝𝑒𝑟𝑑𝑎 (𝐿𝑒𝑝𝑖𝑑𝑜𝑝𝑡𝑒𝑟𝑎, 𝑁𝑜𝑐𝑡𝑢𝑖𝑑𝑎𝑒), nas componentes de caracterização genética das populações instaladas no país e de utilização da técnica da confusão-sexual.
A lagarta-do-cartucho é uma espécie invasora que, desde a sua introdução recente, tem causado prejuízos nas plantações de milho em Cabo Verde e em toda a África Ocidental. Este tema é de interesse crucial para a implementação de uma agricultura sustentável e com respeito pela segurança alimentar.
Os primeiros ensaios foram instalados em julho, na ilha de Santiago (Cabo Verde), no início da estação chuvosa e das plantações de milho. O trabalho inclui a dinamização de informação e sensibilização de produtores locais, observação visual das lagartas e de contabilização dos machos capturados nas armadilhas iscadas com feromona sexual para recolha de material para análise genética e monitorização da população deste lepidóptero.
A tese tem como título “Genetic characterization and mating disruption for management of fall armyworm in Cabo Verde maize fields”, sendo desenvolvida sob a orientação dos Professores Elsa Borges da Silva (CEF), António Mexia (LEAF) e Filipa Monteiro (LEAF), e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.