No próximo Café com Ciência, o Professor da Universidade de Lubumbashi (República Democrática do Congo), Jonathan Muledi, vai apresentar trabalhos de investigação sobre os recursos naturais renováveis da República Democrática do Congo.
Dia 14 de novembro, entre as 14h30 e as 15h00, no hall do Centro de Estudos Florestais (CEF), Edifício Professor Azevedo Gomes, fique a conhecer alguns estudos de caso desenvolvidos pela Universidade de Lubumbashi, que mostram a importância do papel da universidade na promoção da conservação e da gestão sustentável dos recursos naturais renováveis.
A República Democrática do Congo, beneficiada por uma diversidade de recursos naturais e uma posição geográfica estratégica, detém um enorme potencial de desenvolvimento, tanto a nível nacional como para toda a sub-região. No entanto, a pressão humana sobre a sua vasta paisagem natural tem conduzido a uma perda de biodiversidade quase irreversível. Com o trabalho desenvolvido na Universidade de Lubumbashi, o Professor Jonathan Muledi vai mostrar como a comunidade científica, os departamentos governamentais, o setor privado, as comunidades locais e a sociedade civil se começam a unir para promover o diálogo em torno da gestão sustentável e preservação dos ecossistemas.
O Professor Jonathan Muledi trabalha em ecologia e gestão sustentável de florestas tropicais, especialmente as florestas abertas da bacia do Zambeze (nomeadamente a floresta de Miombo). O seu trabalho centra-se na promoção da recuperação de florestas e paisagens florestais, no combate às alterações climáticas, na luta contra a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas vegetais, na garantia da manutenção de práticas endógenas e na melhoria dos meios de subsistência das comunidades locais.
O Café com Ciência é um encontro dedicado à apresentação informal e descontraída de trabalhos de investigação, que conta como apoio da APEF IFSA Portugal.