Aula de campo conduzida por investigadores do CEF reúne estudantes de mestrado para estudo da vegetação da Mata Nacional da Machada

Alunos de mestrado do ISA e programa Erasmus exploraram a flora e os efeitos das ações de restauro nos habitats naturais da Mata Nacional da Machada, sob a orientação dos membros do CEF Patricia Maria Rodríguez González, Daniel Mameri, Inês Gomes Marques, Arthur Cupertino e Pedro Barcik.

No dia 29 de outubro decorreu uma aula prática de campo sobre monitorização, conservação e restauro da vegetação na Mata Nacional da Machada (Setúbal). Participaram alunas e alunos do Mestrado de Gestão e Conservação dos Recursos Naturais; Mestrado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais e Mestrado em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente; e do programa Erasmus. Esta aula prática permitiu aos estudantes identificarem a flora nativa e exótica, assim como os habitats presentes e estudarem in situ os efeitos das ações de restauro realizadas na última década.

A atividade foi orientada pela professora Patricia Maria Rodríguez González (DRAT, CEF/ISA) com a colaboração do investigador do CEF Daniel Mameri, os doutorandos do CEF Inês Gomes Marques e Arthur Cupertino, e o aluno do Mestrado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais Pedro Barcik. O grupo foi recebido e acompanhado por Joana Gonçalves (Centro de Interpretação Ambiental, Câmara Municipal do Barreiro), no âmbito da disciplina do Instituto Superior de Agronomia (ISA) “Gestão e Conservação da Vegetação”.