3PG.d

O 3PG.d é uma versão adaptada do modelo 3PG que permite a simulação de desfolhas.O 3PG sendo um modelo baseado na eficiência do uso da luz produz boas estimativas dos componentes da biomassa, mas as estimativas para as variáveis do povoamento mais relevantes para a gestão florestal tendem a ser enviesadas. Para ultrapassar esta limitação, um conjunto de modelos empíricos baseados num trabalho anterior de Tomé et al. (2004) foram melhorados e integrados em 3PG.d permitindo que a altura dominante, a área basal e o volume estimados em em função de uma componente da biomassa (Oliveira 2015). De modo a desenvolver uma versão da feramenta que combinasse a gestão florestal e as desfolhas o código original da versão do 3PGpjs 2.7 do simulador (Sands 2010) implementada no Microsoft Excel foi convertido para Java.

Esta nova versão - 3PG.d -  inclui um módulo que liga o crescimento dos povoamentos à atividade sazonal de desfolha de G. platensis. As desfolhas são calculadas dinamicamente e aplicadas apenas nos meses de ataque do inseto mediante as intensidades pré-definidas pelo utilizador que pode ainda definir se os ataques ocorrem apenas durante a primavera ou durante a primavera e o outono (Rua et al. 2020).

Os inputs necessários (formato .csv) consistem em:

o    Parâmetros do 3PG
o    Caracterização climática da estação meteorológica mais próxima (dados climáticos mensais para os anos em que se pretende simular ou médias dos últimos 30 anos)
o    Caracterização do local (textura do solo, FR, ASW)
o    Caracterização do povoamento (densidade, biomassas)
o    Cenário de desfolha (intensidade, número de ataques por ano)

Para correr uma simulação basta selecionar os inputs, definir o cenário de desfolha e especificar o numero de anos de simulação e o detalhe do output (mensal, anual). A ferramenta tem uma interface amiga do utilizador e um pequeno manual de instruções (em inglês).

Para obter o simulador 3PG.d deve aceder ao menu Downloads, mas necessita de se registar primeiro.

Referências:

Oliveira T. 2015. Models to support eucalyptus plantations management under a changing environment. Doctoral thesis, School of Agriculture, University of Lisbon, Portugal.

Rua J, Barreiro S, Branco M, Tomé M. 2020. Estimating defoliation impact of Gonipterus platensis on Eucalyptus globulus stands productivity using a forest simulator based on 3-PG, For. Ecol. Manag., 478, 118495, https://doi.org/10.1016/j.foreco.2020.118495

Sands PJ, 2010. 3PGpjs vsn 2.7 user manual. pp. 27

Tomé M, Faias SP, Tomé J, Cortiçada A, Soares P, Araújo C, 2004. Hybridizing a stand level process-based model with growth and yield models for Eucalyptus globulus plantations in Portugal. In: Borralho NMG, Pereira JS, Marques C, Coutinho J, Madeira M, Tomé M (Eds.), Eucalyptus in a changing world. Proc. Iufro Conf., Aveiro, 11-15 Oct. (RAIZ, Instituto deInvestigação da Floresta e do Papel, Portugal), pp.290-297.

ForChange Tools

Hosting supported by Technical University of Lisbon - School of Agriculture