You are here

Jardim Botânico da Ajuda

O Jardim Botânico da Ajuda (JBA), Unidade de Apoio Tecnológico do ISA, pertence-lhe desde 1910, integrado como infra-estrutura de ensino e investigação. Foi fundado em 1768, tendo sido projectado por um botânico italiano, Domingos Vandelli, vindo de Pádua e chamado pelo rei D. José para ensinar os seus príncipes.

Apesar de Lisboa ter sido lugar de muitos hortos que albergaram as colecções de plantas vindas de África, Ásia e América, o JBA é o primeiro Jardim Botânico de Portugal desenhado com o fim de manter, estudar e coleccionar o máximo de espécies do mundo vegetal. Chegou a ter 5000 espécies dispostas segundo o sistema sexual proposto por Lineu, mestre de Vandelli.

JBA - Vista da Fonte

Possui uma área de 3,5 ha, divididos por dois tabuleiros com um desnível de 6,8 m entre eles. A arquitectura do Jardim segue os modelos renascentistas em terraços talhados na encosta, tendo três elementos fundamentais, pedra esculpida, plantas e água em fontes e lagos. No entanto, os ornamentos existentes no jardim têm influências marcadamente barrocas (nomeadamente a fonte central e as escadarias (laterais e central). O jardim tem dois tipos de uso: no tabuleiro superior a colecção botânica e no tabuleiro inferior o jardim de passeio ornamental com buxo e traçado conforme as regras do jardim de recreio. Existe ainda, «o jardim dos aromas» com plantas aromáticas e medicinais, desenhado para invisuais e o arborinho.

Na sua área envolvente encontra-se o Palácio da Ajuda, o Jardim-Museu Agrícola Tropical, o Mosteiro do Jerónimos, o Centro Cultural de Belém e a Torre de Belém.

JBA - Visitas Guiadas

Visitas Guiadas - Jardim Botânico da Ajuda - A ensinar ciência desde 1768

Jardim histórico com cerca de 250 anos de existência, oferece ao público em geral e aos vários níveis de ensino escolar uma série de visitas e oficinas temáticas que vão de encontro à sensibilização, em particular da camada mais jovem, para a Conservação da Biodiversidade.

Com mais de 1640 plantas e um Banco de Conservação de Sementes, o JBA dispõe de ótimos recursos de aprendizagem para melhor conhecimento do mundo das plantas. Existe um pequeno laboratório, devidamente apetrechado, para observação dos diferentes órgãos das plantas à lupa e um destilador para se proceder à extração de óleos essenciais de plantas aromáticas.

Pode encontrar todas as informações sobre estas visitas no sítio na Web do Jardim Botânico da Ajuda.


Horário

Dias úteis
1 de Novembro a 31 de Março - Horário de Inverno 10:00 - 17:00
Abril e Outubro - Horário de Primavera e Outono 10:00 - 17:00
1 de Maio a 31 de Setembro - Horário de Verão 10:00 - 18:00

Fins de semana e feriados
1 de Novembro a 31 de Março - Horário de Inverno 10:00 - 17:00
Abril e Outubro - Horário de Primavera e Outono 10:00 - 18:00
1 de Maio a 31 de Setembro - Horário de Verão 09:00 - 20:00

Aberto todo o ano, exceto dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro.

Contactos

Web: http://www.isa.ulisboa.pt/jba
E-Mail: botanicoajuda@isa.ulisboa.pt
Postal: Calçada da Ajuda s/n, 1300-011 Lisboa, Portugal
Telefone: +351 21 362 2503
Fax: +351 21 362 2503