You are here

Foi aprovado o Laboratório Associado TERRA

dedicado ao uso sustentável da terra e dos serviços dos ecossistemas
Laboratório Associado TERRA

TERRA - Laboratório para a Sustentabilidade do Uso da Terra e dos Serviços dos Ecossistemas - foi aprovado no Concurso para atribuição de Estatuto de Laboratório Associado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A importância da temática do TERRA é reconhecida neste Estatuto, e nos objetivos dedicados à garantia da sustentabilidade do capital natural para as gerações futuras, de políticas alinhadas num crescimento verde, energia limpa, circularidade das cadeias de produtos, paisagens ecologicamente desenhadas, agricultura e florestas sustentáveis e a gestão adequada das populações biológicas naturais.

O TERRA reúne 403 investigadores de elevada qualidade, de cinco unidades de investigação da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, incluindo o Centro de Estudos Florestais, o Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, o Centro de Estudos Geográficos, o Instituto de Saúde Ambiental e o Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem. O TERRA tem a coordenação da Professora e Investigadora: Teresa Ferreira, sendo o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa a instituição de gestão principal.

O TERRA está estruturado em cinco linhas temáticas, cobrindo todos os níveis de pressões antrópicas, escalas espaciais, níveis de organização biológica e perspetivas de problemas e soluções ambientais:

1) Capital Natural e Serviços de Ecossistemas; 

2) Agricultura, Silvicultura e Pesca sustentáveis; 

3) Processamento de Produtos e Economia Circular; 

4) Sociedade e Saúde ambiental; 

5) Sistemas Socio-ecológicos, Planeamento e Políticas,
 

A contribuição do TERRA será articulada em equipas multidisciplinares orientada para missões, visando desafios sociais específicos e fornecendo aconselhamento personalizado rápido para os setores público e privado, tanto a pedido, quanto pelo envolvimento de cientistas, partes interessadas e criadores de políticas públicas. O governo do consórcio assentará numa estrutura leve, eficiente e inclusiva, promovendo decisões transparentes e descentralizadas, e assumindo um compromisso forte em atrair investigadores de talento e proporcionar-lhes contratos de investigação permanentes. TERRA capitalizará o seu potencial de redes multidisciplinares, visando o uso sustentável da terra, conservação da biodiversidade e serviços dos ecossistemas, sociedades inclusivas e bem-estar humano. 
 

Mais informações sobre o TERRA neste link: https://www.isa.ulisboa.pt/cef/cef/laboratorio-associado-terra

 

  • RSS
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube