You are here

Projeto CROPEO finalista do Prémio Empreendedorismo e Inovação

O projeto de parceria ISA, FEUP e INIAV é um dos finalistas ao Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola

O projeto “CROPEO – o escudo essencial dos alimentos” é um dos 12 finalistas da 7ª Edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2020 na categoria Alimentação, Nutrição e Saúde. 

Este projeto visa proteger os alimentos secos durante o seu armazenamento com base na atividade inseticida e antifúngica do vapor de óleos essenciais, que quando combinada com o sistema de libertação controlada inibe a contaminação dos alimentos. Sendo por isso uma solução sustentável para um problema de difícil resolução ou sem solução técnica devido à apertada regulamentação existente para utilização dos pesticidas no armazenamento.

O Projeto CROPEO foi desenvolvido em parceria entre o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (Unidade de Investigação – LEAF), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Unidade de Investigação - LEPABE) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e com a colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Sendo o Professor António Mexia e as Investigadoras Auxiliares Ana Magro e Graça Barros os responsáveis por parte do ISA. 

No Instituto Superior de Agronomia o projecto tem coordenação do Professor Catedrático António Mexia.