You are here

Aluno do Mestrado em Engenharia Alimentar do ISA vence projecto INSPIRED 2020

Xavier Lomba Viana integrou a equipa vencedora "Seconds to Mars", deste projeto que visou o tema Interstellar Farmacy

Projeto interdisciplinar INSPIRED 2020

Decorreu entre 30 de março e 10 de julho o projeto virtual e interdisciplinar INSPIRED 2020 (The International Project Week for Interdisciplinary Research-Oriented Digital Learning), realizado sob a égide da Universidade Europeia UNITE! (a Universidade de Lisboa é uma das sete Instituições de que integram a UNITE!, leia aqui a notícia) e promovido pela Technische Universität Darmstadt. Visou o tema Interstellar Farmacy e teve como objetivo o desenvolvimento de um biorreator, sustentável e eficiente, que sustentasse uma equipa durante a sua missão de 2 anos nas condições extremas de Marte, gerando nutrientes e agentes terapêuticos essenciais.

Neste projeto participaram três estudantes de mestrado em Engenharia Alimentar do Instituto Superior de Agronomia, sendo eles Cecília Pedro, Sara Simões e Xavier Lomba Viana, integrados em três diferentes equipas multidisciplinares e internacionais. A equipa vencedora deste projeto foi a Seconds to Mars, a qual integrava o aluno Xavier Lomba Viana (do ISA), Soraia Lopes (da Faculdade de Medicina Veterinária), Francisco Caldas (do Instituto Superior Técnico), Melina Kumpf, Saoto Tanikawa e Soyeon Jeong (estes últimos, da Universidade Técnica de Darmstadt).

Integram-se também nesta divulgação, vídeos com os testemunhos detalhados de dois dos alunos que participaram no projeto INSPIRED 2020.

Testemunho de Xavier Lomba Viana

 

Testemunho de Sara Simões

 

Links de interesse relacionados: 

- Projeto INSPIRED 2020: https://www.inspired-darmstadt.com/
- UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering): www.unite-university.eu

Novos horizontes para a UNITE! - A Universidade Europeia UNITE! vence candidatura no valor de 2 milhões de euros para reforço da investigação e inovação. Leia a notícia no site da ULisboa.