You are here

ISA divulga Resultados de modelo desenvolvido pelo Professor Francisco Castro Rego, para a análise da dinâmica do COVID-19

Divulgados pelo Professor Francisco Castro Rego e em actualização permanente no microsite www.isa.ulisboa.pt/isa-online

Professor Francisco Castro Rego divulgou os Resultados de um modelo para a análise da dinâmica do COVID-19, desenvolvido, desde março, pelo professor do ISA e a sua equipa.

Este modelo de análise dos dados é descrito resumidamente nos ficheiros anexos* (Results of a model for the analysis of the dynamics of COVID-19  e no documento A evolução do COVID-19 em Portugal)  e foi produzido no dia 16 de março com base no estudo dos dados da China e da Coreia do Sul tendo por base modelos de dinâmica de populações bem conhecidos em ecologia mas utilizando um método de análise de dados especialmente desenvolvido para o efeito. Os resultados obtidos com este método de análise podem contribuir para uma melhor interpretação da dinâmica em vários países afectados e permitem exercícios de projeção com o pressuposto de que se mantêm as tendências das últimas duas semanas.

Francisco Castro Rego é professor do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e investigador do Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves (CEABN) deste Instituto. 


*Consulte os Resultados do modelo, em actualização permanente, em: https://www.isa.ulisboa.pt/isa-online#repositorio-info-cientifica-covid19​