You are here

Open Campus ISA

Novo ciclo de formação aberta no Instituto Superior de Agronomia.

 

Informa-se todos os interessados que os cursos foram momentaneamente suspensos, atendendo à atual situação pandémica provocada pela Covid-19. Esperamos retomar o seu normal funcionamento, tão breve quanto possível, pelo que pedimos que esteja atento ao nosso site, onde serão divulgadas as novas datas.

O Instituto Superior de Agronomia lança agora um novo ciclo de formação aberta, o Open Campus ISA. Esta iniciativa consiste num conjunto de cursos avançados de curta duração, dirigidos a todos os que queiram complementar a sua formação académica ou profissional nas áreas das ciências agrárias, florestais e ambientais. 

Localizado no centro de Lisboa, no campus universitário da Tapada da Ajuda, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa é a escola portuguesa de engenharia e ciências agrárias e florestais de referência internacional. Com mais de 100 anos de experiência, o Instituto Superior de Agronomia continua a evoluir e a adaptar o ensino à evolução tecnológica e às novas realidades à escala nacional e global. Atualmente, possui mais de 1500 alunos nos 3 ciclos de ensino e integra cerca de 140 docentes e 50 investigadores.

Este primeiro ciclo de formação aberta – até julho de 2020 – concretiza o lançamento de um conjunto de seis cursos em domínios tão diversos como a gestão da água, o risco de incêndio, o sequestro de carbono, as estruturas verdes ou, ainda, a escala molecular ou a informação com base em ferramentas digitais. 

A quem se destinam os cursos do Open Campus ISA?

Os cursos destinam-se a profissionais titulares do grau de licenciado ou mestre, ou a estudantes de doutoramento, nas seguintes áreas:

  • Sistemas agrários, florestais e ambientais.
  • Agro-indústrias.
  • Alimentação e processos alimentares.
  • Biologia, química e outras ciências de base.
  • Arquitetura paisagista.

Alguns dos cursos do Open Campus ISA, quando sujeitos a avaliação, conferem créditos ECTS passíveis de creditação, e cada um dos cursos do Open Campus ISA tem 5 vagas gratuitas, abertas aos alunos de doutoramento, inscritos no ISA.

Porquê um ciclo de formação aberta no ISA?

“Esta iniciativa do Instituto Superior de Agronomia tem como objetivo reforçar o conhecimento em temáticas com impacte para o desenvolvimento de Portugal. Ela deve-se ao empenho de um jovem grupo de docentes e abrange processos e sistemas tecnológicos nas áreas em que a Escola possui conhecimento e está ativa. Devemos promover a transferência de competências para as empresas e instituições públicas, para que estas possam reforçar a sua competitividade ou criar valor." 
— realça o Prof. António Guerreiro de Brito, Presidente do Instituto Superior de Agronomia — “Acreditamos que apenas adicionando conhecimento e processos de inovação conseguiremos ir mais além e estamos comprometidos em dar o nosso melhor nesta primeira edição do Open Campus ISA.”

Outras áreas temáticas serão apresentadas nas próximas edições, sempre com a perspetiva de retribuir e partilhar com a sociedade o conhecimento criado no ISA. 

Consulte aqui o Programa do Open Campus.
Mais informações e inscrições na página Open Campus ou através do e-mail: dacademica@isa.ulisboa.pt