You are here

Instituto Superior de Agronomia assume compromisso com Lisboa Capital Verde Europeia 2020

O Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, foi assinado dia 29 de Janeiro.

O Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa aderiu ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030. 

O acordo foi assinado dia 29 de janeiro, na sede da Polícia Municipal de Lisboa e considera 17 medidas do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa a serem implementadas no âmbito do compromisso. No total, serão implementadas mais de 2.100 ações pelas cerca de 200 entidades, entre empresas, escolas, e organismos públicos, que assumem publicamente o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 - Ação Climática Lisboa 2030

A iniciativa decorre do Acordo de Paris para o Clima e corresponsabiliza cada país na resposta à ameaça das alterações climáticas. A Câmara Municipal de Lisboa compromete-se, por isso, com os objetivos previstos no Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia da União Europeia e na Rede C40 e aprovou um Plano de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima (PAESC) para a Cidade.

Ciente dos compromissos e metas que a Câmara Municipal de Lisboa apresentou para 2030 e 2050, dos quais se pretende que Lisboa seja “cidade neutra em Carbono até 2050, resiliente às alterações climáticas: adaptada no presente, a preparar o futuro, na prossecução e superação dos objetivos para a sustentabilidade”, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa é parceiro desde o primeiro momento, aderindo ao compromisso e alinhando os seus projetos e medidas a implementar com os objetivos desta iniciativa.

O Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 - Ação Climática Lisboa 2030 fica a partir de agora simbolicamente representado no Mural do Compromisso, na Avenida Calouste Gulbenkian. O trabalho, em grafitti e azulejo, é da autoria do artista Smile1art e da fábrica de azulejo português Viúva Lamego.

Veja o vídeo na notícia da CML.