You are here

Projeto com o CEABN promove conservação do lince ibérico

Projeto conta com a liderança do CEABN e a participação do ICNF e da ANPC
header

Vários investigadores do ISA também participam na conservação do lince-ibérico. Durante os próximos dois anos, um projecto financiado pelo programa POSEUR e liderado pelo Centro de Ecologia Aplicada “prof. Baeta Neves” ajudará a seleccionar as futuras áreas de reintrodução deste felino tão carismático. A selecção destas áreas será feita tendo em consideração o que se conhece sobre os requisitos da espécie, nomeadamente em termos de qualidade e quantidade de habitat e de alimento.

O projecto desenvolve-se em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e com a  Associação de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC).  Estes parceiros são os mediadores e interlocutores privilegiados no contacto com as populações e agentes locais.

Conhecer melhor a utilização actual do território nacional pelo Lince-ibérico e as percepções e expectativas das populações humanas que passarão a coexistir esta espécie, ajudará a reduzir potenciais conflitos e a perspectivar alternativas de gestão das áreas de reintrodução que maximizem o benefício das populações enquanto privilegiam a manutenção de populações viáveis de Lince-ibérico.

Para mais informações sobre o projecto e o seu desenrolar veja aqui e descarregue o PDF.