You are here

Prémio Jovem Enólogo / Viticólogo 2016 da Associação Portuguesa de Enologia

Atribuído a trabalho inserido em linha de investigação em curso no LEAF

O trabalho de investigação Contributo para o estudo da influência da nanofiltração na razão isotópica 87Sr/86Sr do vinho, da autoria de Cíntia Alexandra Antunes Moreira, foi distinguido com o Prémio Jovem Enólogo / Viticólogo 2016 da Associação Portuguesa de Enologia (APE). Trata-se de um trabalho desenvolvido no âmbito de uma dissertação de mestrado (Engenharia Química, Instituto Superior Técnico), orientada por Sofia Catarino (Instituto Superior de Agronomia) e M. Norberta de Pinho (IST), envolvendo para além da Universidade de Lisboa, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). Este trabalho insere-se numa das linhas de investigação do LEAF: Qualidade e Autenticidade do Vinho (razão isotópica de estrôncio 87Sr/86Sr como marcador da origem geográfica/Terroir).

Os critérios de avaliação foram: 1) Rigor científico e técnico; 2) Inovação e originalidade; 3) Interesse para o sector vitivinícola / aplicabilidade prática.

O Prémio foi entregue no dia 16 de Dezembro, no decorrer das Palestras de Outono desta Associação, nas instalações da empresa José Maria da Fonseca Vinhos.