You are here

Falecimento do Professor Bernardo Manuel Teles de Sousa Pacheco de Carvalho

1959 - 2016

É com profundo pesar que o Conselho de Gestão do ISA participa a morte do Professor Bernardo Manuel Teles de Sousa Pacheco de Carvalho, Professor Associado do Instituto Superior de Agronomia, onde exercia funções desde 1982.

O Prof. Bernardo Pacheco de Carvalho desde cedo se dedicou à área da Agronomia Tropical e SubTropical, situação a que certamente não terá sido alheio o facto de ter residido no Brasil, onde, ainda jovem, se graduou em Engenharia Agronómica, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de S. Paulo, instituição onde viria a realizar também o Curso de Mestrado em Economia Agrária. O interesse pela vertente económica seria depois consolidado através do doutoramento realizado na Universidade do Minesota, nos EUA.

A sua vida foi pontuada por várias funções académicas e profissionais, entre as quais se contam o cargo de coordenador executivo do Mestrado em Produção Agrícola Tropical e mais tarde, de Coordenador do Mestrado em Agronomia Tropical e Desenvolvimento Sustentável.

Foi, igualmente, Coordenador da Secção Autónoma de Agronomia Tropical e, posteriormente, Vice-Presidente e Presidente do então Departamento de Agro-Indústrias e Agronomia Tropical.

Dirigiu a REDISA - Rede de Educação, Informação e Cidadania para a Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável e foi coordenador do CIAT-CD - Centro de Investigação de Agronomia Tropical - Cooperação e Desenvolvimento.

Associado do Centro de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento (CENTROP), foi ainda consultor e representante do ISA em diversas situações, ajudando a criar pontes e estabelecer relações de cooperação.

Seria em Moçambique que viria a falecer, onde se encontrava, atualmente, ao serviço do ISA e da CPLP.

O funeral sairá no domingo (dia 4) pelas 10:00 horas das Capelas Exequiais da Basílica da Estrela com destino à Casa de Freitas em Amarante, onde será celebrada Missa de corpo presente às 14:00 horas, seguindo o funeral para o cemitério de Amarante.