You are here

Livro com co-autoria de docentes do ISA ganha Prémio OIV 2016

A obra recebeu o Prémio na categoria de Enologia, pela OIV - Organização Internacional da Vinha e do Vinho

O livro “Química Enológica – métodos analíticos. Avanços recentes no controlo da qualidade dos vinhos e de outros produtos vitivinícolas”, no qual colaboraram os docentes do Instituto Superior de Agronomia, Sofia Catarino e Raúl Bruno de Sousa, foi um dos contemplados na edição do Prémio OIV 2016, tendo recebido o Prémio na categoria de Enologia.

Nesta edição, em que estiveram representados 27 países, foram atribuídos 12 prémios e 13 menções honrosas (nas diferentes categorias), a partir de 76 candidaturas recebidas.

O livro premiado teve a coordenação científica de A.S. Curvelo-Garcia e de Paulo Barros, com nota de abertura de Fernando Bianchi de Aguiar e prefácio de Jorge Calado.

Sofia Catarino e Raúl Bruno de Sousa contribuíram na redacção dos capítulos “Constituintes ácidos de mostos e vinhos” (S. Catarino); “Glúcidos” (S. Catarino); “Composição mineral dos vinhos. Ocorrência de metais contaminantes” (S. Catarino, R. Bruno de Sousa) e do subcapítulo “Origem geográfica” (S. Catarino, R. Bruno de Sousa).

Trata-se de uma das poucas obras publicadas em língua portuguesa sobre esta temática, constituindo um referencial da maior importância, quer para os laboratórios de controlo de qualidade do sector vitivinícola, quer para os docentes e estudantes do Ensino Universitário ou Politécnico, onde é patente a importância da investigação na área da Enologia que tem vindo a ser desenvolvida em Portugal.

O lançamento do livro ocorreu em 2015 e teve lugar  no Instituto Superior de Agronomia, no dia 24 de setembro desse ano.