You are here

Projecto coordenado pelo CEABN InBIO galardoado

“Estudo dos efeitos do fogo e da gestão pós-fogo em povoamentos florestais de sobreiro”

O projecto “Estudo dos efeitos do fogo e da gestão pós-fogo em povoamentos florestais de sobreiro” coordenado no CEABN InBIO pelos nossos investigadores Filipe Catry e Francisco Casto Rego, recebeu o galardão “Dryland Champions – Campeões das Zonas Áridas 2016”.

Este prémio é atribuído pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), através da Comissão Nacional de Coordenação do Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação. O “Dryland Champions” é um programa que distingue indivíduos, organizações ou empresas que tenham dado contributos práticos e relevantes para a gestão sustentável das terras.

O projecto em causa resulta de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Coruche - Observatório do Sobreiro e da Cortiça (CMC-OSC), o Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves - Instituto Superior de Agronomia (CEABN InBIO-ISA), e a Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes (APFC).

Este projeto teve início em 2013 e tem por objetivo a melhoria do conhecimento sobre a ecologia do sobreiro (Quercus suber), mais concretamente sobre os efeitos do fogo e da gestão pós-fogo em povoamentos florestais desta espécie afetados por incêndios. Pretendemos conhecer melhor a resistência e resiliência do sobreiro ao fogo, e nomeadamente as relações entre o sucesso da recuperação pós-fogo e as práticas de gestão florestal, ou a presença de pragas e doenças.