You are here

Praxe solidária do ISA a favor do Balneário de Alcântara

Recolhendo toalhas e produtos de higiene até dia 2 de outubro

Como tem vindo a acontecer nos últimos anos letivos, a Associação dos Estudantes do ISA (AEISA), apoiada pelo Conselho de Gestão e pela Junta de Freguesia de Alcântara, tem levado a cabo, no âmbito da Praxe Social, iniciativas a favor da comunidade circundante, nomeadamente na freguesia de Alcântara.

Este ano, para além da pintura do muro do Atlético Clube de Portugal (http://www.atleticocp.pt/site/), no dia 23 de setembro, levam a cabo, de 15 de setembro a 2 de outubro de 2015, uma Campanha Solidária, de recolha de produtos de higiene e toalhas a favor do Balneário Comunitário de Alcântara.

Estes produtos podem ser entregues à Anabela Ferreira nas instalações da AEISA.

O Balneário de Alcântara é o único balneário, em Lisboa, com banhos gratuitos e também apoio social.

Situado na Rua Padre Adriano Botelho, é um equipamento municipal gerido pela Junta de Freguesia. Funciona de Terça a Domingo, entre as 7h30 e as 12h30, dividindo-se entre o piso destinado ao género feminino e o piso destinado ao género masculino.

Trata-se de um serviço público totalmente gratuito que não carece de qualquer pré inscrição ou registo, como estratégia para assegurar a salvaguarda da identidade dos beneficiários.

Os banhos incluem a cedência gratuita de toalhas, gel de banho e shampoo, como garante das condições de higiene, bem como a oferta de peças de vestuário.

O Balneário de Alcântara foi construído nos anos 30, durante o Estado Novo, servindo, hoje em dia, uma considerável parte da população de Lisboa e arredores.

Os beneficiários deste serviço dividem-se entre a população sem-abrigo, famílias, em especial idosos cujas habitação ainda não possuem casas de banho e agregados em situação de carência económica. Tem como fator comum, a necessidade de uma resposta que lhes garanta a higiene, salvaguardando a dignidade e as condições básicas de vida.

São aceites doações de todos os tipos de vestuário, calçado, roupas de cama, produtos de higiene, podendo estes ser entregues na Junta de Freguesia ou no Balneário.

Pode ver uma Grande Reportagem sobre este balneário comunitário em https://www.youtube.com/watch?v=EJyUzGZkEiM