You are here

Docente do ISA nova co-chair do grupo de trabalho da ONU sobre poluição com azoto

"Task Force on Reactive Nitrogen" é a designação do grupo em que participa Cláudia Cordovil, docente do ISA
Co-chairs do grupo de trabalho TFRN

O denominado Task Force on Reactive Nitrogen, ou TFRN, é um grupo de trabalho que foi constituído com vista a conseguir um melhor entendimento da questão multifacetada que é a poluição com azoto reativo, num contexto de integração do ciclo do azoto.

O seu objetivo é, assim, produzir informação técnica e científica, bem como opções de gestão que possam ser usadas pela UNECE (United Nations Economic Commission for Europe) nas suas estratégias políticas para a protecção do ar contra a poluição azotada, e de controlo e integração no ciclo do azoto, trabalhando em colaboração com outros grupos de trabalho da Convenção sobre a Poluição Atmosférica Transfronteiriça a Longa Distância (LRTAP).

Esta convenção visa proteger o ambiente contra os efeitos negativos da poluição do ar, prevenindo e reduzindo, gradualmente, a degradação da qualidade do ar e os seus efeitos, incluindo a precipitação ácida, a acidificação das águas e dos solos e a eutrofização.

Dentro do TFRN existem quatro painéis de especialistas que estudam, ainda que em integração, quatro tópicos diferentes relacionados com a questão do azoto:

  • mitigação do excesso de azoto na agricultura,
  • balanços de azoto,
  • azoto e alimentação e,
  • questões relacionadas com a gestão do azoto nos países da Europa oriental, Cáucaso e Ásia Central.

Para além da Prof. Claúdia Cordovil, docente do ISA, os outros co-chairs são o fundador, Prof. Mark Sutton do Centre for Ecology & Hydrology, Edinburgh Research Station, Reino Unido e o Prof. Tommy Dalgaard da Aarhus University, Dinamarca

Para saber mais sobre as atividades do TFRN, consulte o site http://www.clrtap-tfrn.org/