You are here

Crianças das escolas de Alcântara participam em actividades no ISA

No âmbito da CAF da Junta de Freguesia de Alcântara
foto

Em resposta a uma solicitação da Junta de freguesia de Alcântara, realizou-se no dia 8 de abril no espaço adjacente às Hortas da Tapada (junto ao Anfiteatro de Pedra) um Workshop de Horticultura para crianças da Componente de Apoio à Família (CAF) de Alcântara. As cerca de 120 crianças foram agrupadas por idades, de manhã vieram as crianças dos 3 aos 6 anos (Jardim Infantil) e à tarde as crianças do 1º ciclo do Ensino Básico (Escolas EB1 Raul Lino e Santo Amaro).

Durante a actividade da manhã, as crianças foram visitar as Hortas da Tapada e participaram num jogo de famílias de sementes (de frutos). Identificadas as sementes e agrupados os frutos por família, seguiu-se uma prova de fruta e a preparação de uma pequena horta (em garrafão) com as diferentes hortícolas antes trabalhadas, para levarem para as respectivas escolas. Durante a actividade da tarde, além da visita às hortas da Tapada e da prova de fruta, as crianças fizeram experiências com diferentes substratos utilizados em horticultura e utilizaram o conhecimento adquirido para prepararem uns vasinhos com plantas hortícolas, que levaram para as escolas.

O evento foi organizado pela investigadora Mariana Mota, que recebeu e acompanhou as atividades das crianças e foi possível graças à colaboração de várias pessoas do ISA, num esforço conjunto entre docentes e não docentes, como Dalila Espírito Santo, Nuno Félix, Anabela Matos, Ângela Baptista, Nídia Santos, João Rosa e Miguel Oliveira.