You are here

Homenagem ao Professor Joaquim Quelhas dos Santos

Professor Catedrático Jubilado do ISA
prof-quelhas

Decorrerá no dia 13 de dezembro, pelas 14.30h, na UTAD, a inauguração, pelo Senhor Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Prof. Doutor Nuno Vieira e Brito, das novas instalações do Laboratório de Solos e Plantas Joaquim Quelhas dos Santos, uma homenagem merecida ao Professor Catedrático do ISA.

O ISA sente-se muito honrado pelo facto de o ter tido como aluno e como Docente, pelo seu brilhantismo e forma de ser, e reconhece esta merecida homenagem.

Como Docente e Investigador do ISA, foi responsável pelas disciplinas de Nutrição Vegetal e Fertilidade dos Solos, Fertilizantes e Fertilização e pelo Mestrado em Nutrição Vegetal, Fertilidade dos solos e Fertilização, que coordenou.

Como especialista nas questões da Fertilização e do Ambiente, colaborou como Docente nas Universidades dos Açores, do Algarve, de Évora, de Trás-os-Montes e Alto Douro e Nova de Lisboa, bem como a todas as Escolas Superiores Agrárias do País.

Foi consultor, durante cerca de 30 anos, de Empresas adubeiras, exercendo a atividade na condução de ensaios tendentes a estudar a mais correta utilização dos fertilizantes, na realização de cursos, palestras, seminários e redacção de artigos e, durante 4 anos, no programa radiofónico “Diário Rural”.

É autor de vários livros, de entre os quais se salienta “Fertilização: Fundamentos da utilização dos adubos e dos correctivos”, e de mais de uma centena de trabalhos de investigação e/ou de divulgação.

Continua a colaborar em diversos eventos de divulgação de novos aspetos do uso dos fertilizantes, nomeadamente no que se refere às suas possíveis relações com alguns parâmetros usados na apreciação da qualidade do ambiente.

Mais informações em: http://flfrevista.pt/utad-inaugura-novo-laboratorio-de-solos-e-plantas/