You are here

Projecto Agrofood_3.0 nomeado para prémio da Comissão Europeia

Na categoria Communication to the stakeholders, CAPCA 2013 – Common Agricultural Policy Communication Awards
banner

A PAC – Política Agrícola Comum tem vindo a reconhecer exemplos das melhores práticas a nível da comunicação no que respeita à agricultura e ao desenvolvimento rural.

Como tal, nos dias 9 e 10 de Dezembro, teve lugar a atribuição de prémios CAPCA 2013 – Common Agricultural Policy Communication Awards, onde o Projecto Agrofood_3.0 se encontrava seleccionado na lista dos 118 melhores projectos a nível europeu, tendo estado representado neste emblemático evento que decorreu em Bruxelas, no Square Meeting Centre.

O objectivo do evento foi distinguir, de entre os projectos seleccionados, os que mais se destacavam a nível da agricultura e desenvolvimento rural. Assim, dos 118 projectos, foram escolhidos 9 (3 em cada categoria) por um júri específico tendo, posteriormente, sido escolhidos pela audiência, presente em Bruxelas, os 1º, 2º e 3º prémios referentes a cada categoria.

Apesar do Projecto Agrofood_3.0 não ter sido um dos finalistas, a sua inclusão na lista dos projectos seleccionados atesta bem a importância que lhe foi reconhecida. Trata-se de um projecto coordenado pela INOVISA, do qual o ISA é parceiro, que tem como objectivo central promover a criação, catalogação e divulgação de informação técnica e científica em formato digital, de forma a potenciar a transferência de conhecimento técnico e científico desenvolvido ou a desenvolver, nas entidades parceiras da rede, promovendo a sustentabilidade dessa rede.

Efectivamente, a divulgação do conhecimento utilizando as ferramentas Web 3.0, disponíveis actualmente, nomeadamente as plataformas móveis, irá, com certeza, melhorar o acesso por parte das empresas e outros agentes dos sectores agrícola, florestal e agro-alimentar à informação gerada, potenciando o desenvolvimento da competitividade das empresas e o estabelecimento de parcerias entre os diversos agentes de actuação nos sectores identificados.