You are here

Colóquios CEABN20

Dias 18 e 21 de janeiro - No âmbito das comemorações dos 20 anos do CEABN
cartaz

Estes colóquios são uma iniciativa que assinala as comemorações dos 20 anos de existência do Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” (CEABN), unidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia e componente do Laboratório Associado InBIO, em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto.

Comemoram-se também, este ano, os 100 anos do nascimento do Prof. Baeta Neves, antigo Professor do Instituto Superior de Agronomia e pioneiro da Conservação da Natureza em Portugal. O CEABN funciona actualmente na casa onde o Prof. Baeta Neves viveu durante mais de duas décadas.

Data: 18 e 21 de janeiro de 2016 :: 15h00 e 14h30, respetivamente

Local: Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia

  • No dia 18 de Janeiro de 2016 irá decorrer o colóquio “CEABN20 Investigação: Ecologia aplicada desde o DNA à paisagem” que contará com a presença de Stefano Mazzoleni, da Universidade de Nápoles (Itália) e Richard Forman, da Universidade de Harvard (EUA).

Stefano Mazzoleni é professor na Universidade de Nápoles “Federico II”, em Itália, onde lecciona Ecologia Aplicada e Modelação. Os seus interesses de investigação incluem: ecologia do fogo, modelação de plantas individuais e dinâmica de comunidades, interacções planta-solo, ferramentas de software para modelação ecológica e modelação de sistemas dinâmicos. A sua apresentação focar-se-á na questão do ADN: o mecanismo oculto de padrões ecológicos?

Richard Forman é professor na Universidade de Harvard, nos EUA onde lecciona Ecologia. O seu grande interesse académico é a ciência dos padrões espaciais que relacionam a Natureza e o Homem. Considerado o "pai" da Ecologia da Paisagem é também um forte impulsionador da Ecologia Urbana. A sua apresentação irá incidir na utilização da Ecologia da Paisagem e na Ecologia Urbana para a construção de um futuro melhor.</li></ul>

  • No dia 21 de Janeiro realizar-se-á o colóquio “CEABN20 Sociedade: Conservação da natureza e sociedade” que contará com a presença de José Manuel Fernandes, Jornalista do Observador, com o tema “O papel da comunicação social na conservação da natureza” e Augusto Mateus, do Instituto Superior de Economia e Gestão, com o tema “Os 25 anos da entrada de Portugal para a Comunidade Europeia: efeitos na conservação da natureza”.

Augusto Mateus é Professor Catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão e Presidente da empresa de consultoria Augusto Mateus & Associados. A sua área de interesse académico e de investigação relaciona-se com Economia Europeia, Política Económica, Industrial e Competitividade, Macroeconomia, Estratégia empresarial, Avaliação de programas e políticas de desenvolvimento. Foi Secretário de Estado da Indústria (1995/96) e Ministro da Economia (1996/97). Foi coordenador do trabalho para a Fundação Francisco Manuel  dos Santos: A Economia, a Sociedade e os Fundos Estruturais - 25 Anos de Portugal Europeu.

José Manuel Fernandes é actualmente jornalista no jornal online Observador e comentador residente na RTP 3. Jornalista desde 1976, passou por vários jornais (Voz do Povo, Expresso) foi fundador e, mais tarde, Director do jornal Público (de 1998 a 2009). Escreveu vários livros e colabora, como professor convidado, com o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.