You are here

Workshop “Requalificação de áreas ribeirinhas: Ferramentas para a seleção de espécies e propágulos”

Ferramentas para a seleção de espécies e propágulos

Organização: Instituto Superior de Agronomia
Data: 21 de Março de 2014 :: 9h às 17h
Local: Sala de Atos (Edifício Principal)

Âmbito: Workshop final do projeto “Caracterização da diversidade/património genético das árvores ribeirinhas autóctones: Aplicação a uma espécie endémica, Salix salviifolia” financiado pela EDP, Energias de Portugal S.A. através do “Fundo EDP para a Biodiversidade-2010”.

A seleção de espécies lenhosas a utilizar nos projetos de requalificação de áreas ribeirinhas, assim como a sua proveniência geográfica são pressupostos de decisão que devem ser baseados no conhecimento da biologia e ecologia das espécies. Este projeto vem disponibilizar ferramentas de base úteis como: 1) um sistema WebSIG com a representação contínua da probabilidade de ocorrência das diferentes espécies ao longo dos cursos de água do continente português, com delimitação de regiões ambientalmente homogéneas que podem ser assumidas como potenciais regiões de proveniência para cada espécie; 2) um manual de boas práticas relativo à gestão de materiais florestais de reprodução de espécies lenhosas ribeirinhas; 3) uma avaliação preliminar da diversidade genética das populações de Salix salviifolia.

Os conhecimentos adquiridos revelam a necessidade de que, no futuro, novos procedimentos sejam tidos em conta para a preservação da biodiversidade e assumem-se como ferramentas importantes na garantia da viabilidade de projectos de requalificação que exigem a plantação de espécies lenhosas ribeirinhas.

O programa, a data limite de inscrição e informações adicionais são facultados no documento em anexo.

Documentos: