You are here

Ciclo de Seminários "Planeamento Alimentar Urbano"

A expansão urbana e regressão das áreas agrícolas: O caso da Área Metropolitana de Lisboa

O Colégio F3 da ULisboa organiza, em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), um Ciclo de Seminários sobre “Planeamento Alimentar Urbano” reunindo, à volta de seis temas, especialistas da Universidade de Lisboa e de outros setores da sociedade com competências complementares no que diz respeito a áreas de conhecimento e de atuação. O Planeamento Alimentar Urbano como resultante do território, da produção, do consumo, da cultura e do ambiente será abordado com uma visão holística para gerar um debate multidimensional que interrogue expetativas e ações.

08 fev 2018: “A expansão urbana e regressão das áreas agrícolas: O caso da Área Metropolitana de Lisboa”

A 2.ª Sessão do Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano que o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa organiza em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), abordará a “EXPANSÃO URBANA E REGRESSÃO DAS ÁREAS AGRÍCOLAS: O CASO DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA” e contará com intervenções de João Teixeira (CCDR-LVT), Leonel Fadigas (FA-ULisboa) e Rosário Oliveira (ICS-ULisboa).

A redução progressiva e sistemática da área de solos agrícolas e de solos abandonados nas áreas metropolitanas compromete de forma significativa a oferta alimentar de proximidade das grandes áreas urbanas e a sua sustentabilidade alimentar. Atendendo a que mais de 60% da Área Metropolitana de Lisboa (AML) não é urbanizada, importa estabelecer para o uso do solo um modelo que, numa lógica de planeamento eficiente do território, permita integrar o sistema alimentar urbano, contribuindo assim para a redução da probabilidade de ocorrências de situações de risco ambiental e para uma estratégia racional de desenvolvimento económico e social.

Este Ciclo reúne, à volta de seis temas, especialistas da Universidade de Lisboa e de outros setores da sociedade com competências complementares no que diz respeito a áreas de conhecimento e de atuação. O Planeamento Alimentar Urbano como resultante do território, da produção, do consumo, da cultura e do ambiente é abordado com uma visão holística para gerar um debate multidimensional que interrogue expetativas e ações.

Entrada livre com registo obrigatório. Limitado à capacidade da sala.

Registe a sua inscrição: ciul@cm-lisboa.pt

DATA e LOCAL: 8 fevereiro às 18h00, Auditório do CIUL - Rua Viriato, 13 - Picoas Plaza Núcleo 6-E, 1º 1050-227 Lisboa (mapa AQUI)

O Ciclo de Seminários decorrerá durante o 1.º semestre de 2018 no auditório do CIUL sempre às 18h00 da segunda 5.ª feira de cada mês. Temas e intervenientes:

  • 11 jan | Pegada alimentar urbana: de onde vêm e para onde vão os alimentos consumidos nas cidades? – Henrique Cabral (FC-ULisboa), Jorge Jordão (APED) e Samuel Niza (IST-ULisboa).
  • 8 fev | Expansão das áreas urbanas e regressão das áreas agrícolas: O caso da Área Metropolitana de Lisboa – João Teixeira (CCDR-LVT), Leonel Fadigas (FA-ULisboa) e Rosário Oliveira (ICS-ULisboa).
  • 8 mar | Perspetivar o futuro da alimentação nas áreas urbanas num mundo em mudança – Isabel Ramos (IST-ULisboa), Jorge Gaspar (CEG-IGOT/ULisboa) e Paulo Morgado (IGOT-ULisboa).
  • 12 abr | Os circuitos curtos agroalimentares, o direito à alimentação e as redes cidadãs – Isabel Rodrigo (ISA-ULisboa), Maria João Estorninho (FD-ULisboa) e Maria José Ilhéu (RRN).
  • 10 mai | O clima do meu bairro: lições do passado para o consumo sustentável de alimentos no futuro – António Lopes (IGOT-ULisboa), Paulo Pais (CML) e Teresa Nunes (FL-ULisboa).
  • 14 jun | A influência da ética e da justiça alimentar na cidade – Jorge Cancela (FA-ULisboa), Miguel Brito (CML) e Rute Saraiva (FD-ULisboa).