You are here

Agroecologia aplicada ao design do Montado Novo

1ª Eco-conferência anual

Organização: Herdade do Freixo do Meio

Data: 25 a 27 de abril

Local: Herdade do Freixo do Meio

A primeira Eco-Conferência Freixo do Meio pretende iniciar um ciclo anual de formação e planificação colectiva sobre Agro-ecologia aplicada ao sistema agro-florestal do Montado, com o objectivo de perpetuar este sistema no presente século.

A este modelo, que se pretende inovador, propomos chamar-lhe ECOMONTADOXI.

Centrada num caso prático real a implementar em 120ha, "Montado Novo do Freixo do Meio", esta primeira conferência propõe a abordagem das bases teórico-práticas que devem nortear o planeamento de uma Nova Visão do Montado, bem como iniciar o planeamento, em colectivo, do conceito do ECOMONTADOXI , através da planificação do referido projecto real.

No plano conceptual pretende-se assim projectar um sistema de montado actual e permanente, enquanto que, no terreno, o desafio à construção de uma solução real. Ambas procuram ser efectivas e sustentáveis, nas condições actuais, do ponto de vista económico, social e ambiental. Os pressupostos de base são os seguintes: Aplicação das Abordagens conceptuais da Agro-ecologia, Permacultura e da Soberania Alimentar; aplicação das técnicas de K-Line, Agroflorestas Comestiveis, Maneio Holístico e de Regeneração do Solo; e da Construção em Colectivo de soluções para problemas complexos.

O programa desenvolve-se numa lógica colaborativa e participativa em que os conferencistas assumem de forma simultânea e integral os papéis de animadores das acções de formação, de alunos e de design deste novo conceito e projecto agro-florestal.

O custo de inscrição dos conferencistas inscritos (não convidados) é de 150 € (com alimentação, sem alojamento).

O custo de alojamento na Quinta Anema (3 noites) é de 25 €.

A organização assegura o transporte entre a herdade do freixo do meio e a quinta Anema (10km).

Mais informações poderão ser encontradas aqui.