You are here

Ciclo de Conferências “Provas e Conversas com Leguminosas”

“Importância das Leguminosas na Produção de Pastagens e Forragens”
banner

Organização: Universidade de Lisboa, Colégio F3 - Food, Farming & Forestry

Data: 6 de dezembro :: 17h às 19h

Local: Faculdade de Medicina Veterinária (sala a anunciar)

Tema: “Importância das Leguminosas na Produção de Pastagens e Forragens”

Oradores:

  • David Gomes Crespo (Fertiprado, Sementes e Nutrientes, Lda.)
  • José Manuel Lima Santos (ISA)

Moderador:

  • Carlos Fontes (FMV)

A sessão contará com uma prova de apontamentos gastronómicos inovadores, à base de leguminosas, que serão preparados pela CookingLab em conjunto com alunos do Mestrado em Ciências Gastronómicas. A preparação e a prova serão acompanhadas de explicação sobre os fundamentos científicos do processo, mantendo-se o espírito de tertúlia.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e deverá ser feita aqui.

Sob o lema “Sementes nutritivas para um futuro sustentável”, a ONU declarou o ano de 2016 como “Ano Internacional das Leguminosas”, com o objetivo de aumentar a consciência pública para os benefícios ambientais e nutricionais de alimentos como o feijão, grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha, tremoço ou fava, que têm sido parte essencial das dietas humanas e alimentação animal, com forte implementação na cultura e na história de muitas populações. O Colégio F3 associa-se ao Ano Internacional das Leguminosas, através da organização de um conjunto de atividades distribuídas ao longo do ano, e que inclui um Ciclo de Conferências “Provas e Conversas com Leguminosas”.

O evento, em ambiente de tertúlia, consiste num debate moderado pelo coordenador da Escola que o acolhe, e dois participantes. Um dos participantes pertence também à Escola anfitriã e o “par” pertence a uma outra Escola do Colégio. Quando o anfitrião provém de uma Escola de Ciências Naturais, o outro interveniente pertencerá à área de Ciências Sociais, e vice-versa.

A assistência é convidada a lançar questões e fazer comentários. O debate deverá ter uma duração máxima de 45 minutos.

A sessão prossegue com uma prova de apontamentos gastronómicos inovadores, à base de leguminosas que são preparados no momento pela CookingLab. A preparação e a prova são acompanhadas com explicação sobre os fundamentos científicos do processo, mantendo-se o espírito de tertúlia.

Conferências anteriores:

  • “As leguminosas no rendimento adequado” | 14 de abril
  • “Leguminosas Fermentadas: Inovação na Tradição” | 05 de julho
  • “Vamos à fava! Leguminosas em Letras” | 22 de setembro