You are here

Ciclo de Encontros - Tributo a Europeus Notáveis: Pedro Álvares

Apresentação feita por Vitor Martins

Organização: CIEJD - Centro de Informação Europeia Jacques Delors, com o apoio da ULisboa

Data: 18 de novembro de 2015 :: 17h

Local: Sala de Conferências da ULisboa

O Ciclo de Encontros pretende homenagear algumas personalidades nacionais que, pela sua vivência e percurso profissional, deixaram um inestimável legado em prol do processo de construção europeia.

Pedro Álvares será apresentado por Vítor Martins. A sessão contará também com um depoimento de Isabel Baltazar e testemunhos de personalidades.

Sobre Pedro Álvares

Ao longo de 10 anos, foi responsável pelos assuntos relativos à economia portuguesa do Secretariado da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA). Participou, desde 1974, na então Missão de Portugal junto das Comunidades Europeias, nas negociações que haveriam de conduzir à assinatura do Acordo de Comércio Livre Portugal/CEE e nas negociações de adesão desde o seu início, sendo responsável, a nível da Missão, pelos dossiers relativos ao setor industrial.

Durante dez anos exerceu as funções de Conselheiro Técnico principal na Representação de Portugal junto da UE, tendo sido representante direto nas negociações da Ronda do Uruguai e pelas relações bilaterais da UE com a China, Macau e a Mongólia. Durante os semestres em que Portugal assumiu a Presidência do Conselho da UE, em 1992 e em 2000, presidiu a numerosas reuniões no âmbito do Comité 133 (em Bruxelas e em Genebra), nomeadamente no contexto do Setor de Serviços.

Em Portugal, Pedro Álvares foi Assessor Principal no Ministério da Economia, professor universitário, regendo as cadeiras de Integração Económica na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e de Políticas da União Europeia na Universidade Moderna. É também autor de vários livros sobre temas europeus.