You are here

Programa Jovens Profissionais nas Delegações da União Europeia (JPD 2021)

Candidaturas até dia 31 de janeiro de 2021.

O JPD tem por objetivo proporcionar um estágio de alto nível numa das Delegações da União Europeia, visando dotar os estagiários de experiência prática no trabalho quotidiano das Delegações e proporcionar um conhecimento aprofundado dos objetivos e metas a alcançar pela Comissão Europeia (COM) e pelo Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE).

Critérios de Elegibilidade para o Programa

  • Cidadania: os candidatos devem possuir nacionalidade de um dos Estados-membros da UE, com pleno gozo dos direitos de cidadania.
  • Serviço militar: os candidatos devem ter cumprido todas as obrigações relativas ao serviço militar, em conformidade com a legislação nacional.
  • Diploma universitário: os candidatos devem ter, até à data-limite para a apresentação de candidaturas, pelo menos um grau de Mestrado (exceção aplicável à Licenciatura pré-Bolonha ou Licenciatura 240 ECTS).
  • Línguas: Os candidatos devem ter bons conhecimentos de inglês e/ou francês.
     

Estão disponíveis 54 vagas (2 por Estado-Membro): 27 nas áreas política, de imprensa e de informação (SEAE); e 27 nas áreas de gestão da ajuda humanitária e assuntos económicos e comerciais (COM).

As candidaturas realizam-se através do preenchimento da ficha de candidatura e envio para jpd2021@mne.pt até dia 31 de janeiro de 2021. 

Os candidatos são convidados a consultar página do sítio do Serviço Europeu de Ação Externa dedicada ao programa Junior Professionals in Delegations, onde poderão encontrar informação complementar essencial sobre o mesmo.