You are here

European Enterprise Promotion Awards 2020

Candidaturas até 9 de Abril 2020

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial têm por objetivo identificar e reconhecer promotores de empresas e do empreendedorismo de maior sucesso em toda a Europa, divulgar exemplos de melhores políticas e práticas de empreendedorismo, sensibilizar para a mais-valia do empreendedorismo e incentivar e inspirar potenciais empreendedores.

Existem seis categorias:

  • Promoção do espírito de empreendedorismo
    Reconhece as iniciativas a nível nacional, regional ou local que promovem o espírito de empreendedorismo, especialmente entre os jovens e as mulheres.

  • Investimento nas competências de empreendedorismo
    Reconhece iniciativas em nível nacional, regional ou local que melhoram o empreendedorismo, a gestão e as habilidades dos colaboradores.

  • Desenvolvimento do ambiente empresarial
    Reconhece as políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local que promovem a criação e o desenvolvimento empresarial, simplificam os procedimentos legislativos e administrativos das empresas e implementam o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as pequenas e médias empresas.

  • Apoio à internacionalização das empresas
    Reconhece as políticas e as iniciativas que incentivam, a nível nacional, regional e local, as empresas, particularmente, as pequenas e médias empresas, a beneficiarem mais das oportunidades oferecidas pelos mercados dentro e fora da União Europeia.

  • Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos Reconhece as políticas e iniciativas a nível nacional, regional e local que apoiam o acesso das PMEs aos mercados ecológicos e ajudam a melhorar a eficiência dos seus recursos, através, por exemplo, do desenvolvimento de competências ecológicas e da replicação bem como do financiamento.

  • Empreendedorismo responsável e inclusivo:
    Reconhece as iniciativas nacionais, regionais ou locais por parte de autoridades ou parcerias públicas/privadas que promovem a responsabilidade social entre as pequenas e médias empresas. Esta categoria também reconhecerá os esforços no sentido de promover o empreendedorismo entre grupos desfavorecidos, tais como desempregados, especialmente os desempregados de longa data, imigrantes legais, pessoas com deficiência ou minorias étnicas.

O Grande Prémio do Júri pode ser de qualquer das categorias e será atribuído à candidatura considerada como a iniciativa de empreendedorismo mais criativa e inspiradora na Europa.

Por isso, se pertence a uma entidade nacional, regional ou local ou a uma empresa de qualquer país da UE, do país aderente da Croácia, ou dos países associados no Programa para a COSME ou o Reino Unido e colaborou numa iniciativa de sucesso que tenha impulsionado a sua economia a um nível nacional, regional ou local, incentivamo-lo a participar! As entidades privadas podem participar com projetos, ou outras iniciativas, em parceria com entidades públicas.

Existem duas fases de seleção; os participantes só podem ser admitidos nos Prémios Europeus depois de passarem na seleção inicial, realizada a nível nacional. Os vencedores serão selecionados por um júri de elevado nível e serão anunciados na cerimónia de entrega dos Prémios em Novembro de 2020.

Em Portugal, a fase nacional para submissão de candidaturas decorre até ao próximo dia 9 de abril.

Para mais informações sobre os prémios, consultar:

http://ec.europa.eu/growth/smes/support/enterprise-promotion-awards/inde...

Saiba mais sobre os concursos nacionais através do seu contacto no país:

Helena Moura
Agência para a Competitividade e Inovação, I. P.
Estrada do Paço do Lumiar, Campus do Lumiar - Edifício A 1649-038 Lisboa, Portugal

Tel: 00351 213 836 228/6505 Email:premioseuropeus@iapmei.pt

Uma iniciativa da Comissão Europeia,
DG Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME