You are here

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente do ISALisboa, 12 de Setembro de 2022

Cara Comunidade de Estudantes,

Bem-vindos ao Instituto Superior de Agronomia e ao nosso campus da Tapada da Ajuda. Foi-nos cedido este espaço em 12 de dezembro de 1910, há mais de cem anos, mas hoje não somos apenas a mais antiga, a mais procurada e a melhor escola de agricultura em Portugal, somos também a Escola de referência, competente, vibrante e inspiradora no domínio das engenharias agronómica, alimentar, ambiente, florestal e zootécnica, das ciências biológicas e da arquitectura paisagista.

É verdade que o mundo está complexo e vulnerável, mas está também pleno de oportunidades. Sim, a ocorrência de fenómenos de base natural ou antropogénica e a acelerada transição tecnológica ao longo desta década serão o que mais marcará os próximos tempos. Ainda assim, não apenas isso, estamos num mundo que sofreu uma crise pandémica ainda não terminada, estamos a assistir a uma guerra devastadora que reconfigurará os desígnios da Europa em termos de reindustrialização e autossuficiência, assistimos a mais de uma dezena de outros conflitos armados espalhados pelo planeta. Podemos ainda adicionar os riscos colocados pela (in)sustentabilidade dos estilos de vida de consumo, pela assimetria na distribuição de recursos e pela vulnerabilidade climática. A lista é extensa e cada um de vós, certamente, que poderá acrescentar outras preocupações.

 

Do nosso lado, procuramos fazer o melhor para vos ajudar a construir o futuro, mesmo neste mundo incerto. Não dizemos isso por dizer. Dizemos porque o queremos mesmo fazer. Não faltam exemplos. Sim, ensinamos matemática, física, química e outras disciplinas de base porque sabemos que elas vos serão úteis se um dia quiserem agir sobre um problema profissional que exija mais que o óbvio. Ensinamos também as especialidades na nossa área. Ensinamos a melhorar a produtividade de muitas culturas agrícolas e hortofrutícolas, mas indo mais além, temos a perspetiva do mercado e de toda a cadeia de valor. Ensinamos a processar recursos biológicos de base vegetal e animal para a alimentação humana, mas não esquecemos as novas ofertas ou a segurança alimentar ao nível regional e mundial, nem os sistemas agrários tropicais. Ensinamos ainda a gerir o território florestal, os seus produtos, a biodiversidade, mas também a minimizar o risco da floresta ser destruída pelos incêndios. Ensinamos a biologia e a ecologia aplicada para a boa gestão de recursos naturais e os grandes desafios globais (mas também locais) das emissões de gases com efeito de estufa, da água, do solo. Ensinamos processos conhecidos como biorefinarias e a economia circular e a integrar a recuperação de recursos, o valor dos ecossistemas, a proteção ambiental e a respetiva avaliação. Continuamos a ser o lugar dos mestres de arquitectura paisagista, basta lembrar os 80 anos da sua criação no ISA pelo Prof. Francisco Caldeira Cabral que este ano se comemora. Tudo isto, e mais, faz parte do que vos ensinamos, fazendo também parte da nossa investigação

 

É uma pequena lista, mesmo que pareça grande. Pretendemos formar engenheiros, biólogos e arquitectos paisagistas que possuam conhecimento, encontrem soluções inteligentes e, sempre que possível, saibam antecipar os problemas de forma sábia. No entanto, isso depende também da vossa atitude, da vossa vontade, do vosso interesse em querer mudar o que está mal no mundo. Contamos convosco, contem connosco.

 

Por tudo isto, mas mais haverá, aproveitem o vosso tempo. Estudem bem e muito, envolvam-se na vida comunitária participando no trabalho da Associação de Estudantes e preparem o futuro neste período determinante para o sucesso e felicidade no resto das vossas vidas.

 

Mais uma vez, bem-vindos ao ano letivo 2022-2023 no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.