You are here

Estudar fora do ISA

Erasmus+

O novo programa «Erasmus+» combina os atuais programas da UE nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto, incluindo o programa «Aprendizagem ao Longo da Vida» (Erasmus, Leonardo da Vinci, Comenius, Grundtvig), o programa «Juventude em Ação» e cinco programas de cooperação internacional (Erasmus Mundus, Tempus, Alfa e Edulink e o programa de cooperação com os países industrializados). Assim, será mais fácil para os candidatos entender as oportunidades disponíveis; outras simplificações irão também facilitar o acesso aos programas.

Programa Athens

A rede ATHENS foi criada em 1986 e é actualmente composta por 15 Universidades Europeias de ciência e tecnologia. O principal objectivo da rede consiste na promoção do intercâmbio de estudantes, professores e investigadores entre as principais universidades europeias de ciência e tecnologia.

A rede ATHENS organiza um programa de cursos intensivos em duas sessões por ano académico. A primeira sessão decorre em Março e a segunda sessão em Novembro. Os cursos têm um carácter científico estruturados em 30 horas lectivas. Existe ainda um programa cultural de 10 a 15 horas, designado por "European Dimension".

No final de cada sessão ATHENS, a instituição de origem reconhece oficialmente os créditos correspondentes ao trabalho realizado, de acordo com os resultados da avaliação organizada pela instituição de acolhimento.

Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades

Uma das frentes da mobilidade internacional é o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, iniciativa que promove o intercâmbio entre universidades do Brasil e de Portugal. O Santander Universidades oferece bolsas de um semestre para estudantes de graduação aprofundarem a sua formação académica em diferentes áreas do conhecimento e vivenciarem diferentes práticas culturais.

Lançado em 2007 na comemoração dos 150 anos do Santander, o programa fortalece os laços de cooperação entre os países ibero-americanos, estreitando relações bilaterais.

Programa de Bolsas Luso-Brasileiras
Programa de Bolsas Ibero-Americanas

Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades

Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa criada para um período de 5 anos (2011 à 2015) com o objetivo de promover o intercâmbio académico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região Ibero-Americana: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett

O Programa Almeida Garrett, é o programa de mobilidade nacional de estudantes do Ensino Superior, que visa promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do Ensino Superior.

Oferece a possibilidade de efectuar um período de estudos numa universidade nacional de acolhimento, com pleno reconhecimento académico.

Tem por objectivo incentivar a cooperação nacional entre Instituições de Ensino Superior, reforçar a realização pessoal, coesão social e espírito de cidadania, promovendo a criatividade, competitividade e consequentemente a empregabilidade.

Contactos

GPRE - Gabinete de Planeamento e Relações Externas
Web: http://www.isa.ulisboa.pt/gpre
E-Mail: ri@isa.ulisboa.pt