You are here
Impacto
O impacto científico da artividade do Freshness Lab pode ser verificado através do indicadores internacionalmente aceites pela comunidade científica e podem ser consultados em Investigação.
A equipa do Freshness Lab tem um elevado nível de desempenho na criação de valor em empresas. O impacto do trabalho efetuado sob confidencialidade, embora quantificado, nem sempre é divulgado, no cumprimento das obrigações contratuais e deontológicas.
Contribuições recentes (selecionadas):
-
Novas recomendações para o armazenemento em atmosfera controlada de pera Rocha, prevenindo os acidentes internos após a proibição da definilamina e da etoxiquina na União Europeia e a introdução de novas tecnologias (2017). Impacto estimado em 38 milhões de euros (Almeida, 2010).
-
Condições para o armazenamento prolongado de alho seco (2017).
-
Proposta de segmentação do mercado das variedades de maçã (IGP Maçã de Alcobaça) com base nos seus compostos bioativos (2016).
-
Recomendações agronómicas com vista à melhoria de resultados qualitativos de tomate de indústria, batata de indústria e cebola no Ribatejo e no Alentejo (2015-2016).
-
Diagnóstico de acidentes fisológicos de conservação de maçã e recomendações para as evitar em centrais fruteira (2016).
-
Desenvolvimento dos procedimentos de gestāo da qualidade para serviço de entrega de fruta com reduçāo de quebras e aumento da satisfaçāo do cliente (2015-2016).
-
Recomendações para a melhoria do sabor do tomate redondo com efeitos no mercado (2015).
-
Diagnóstico de acidentes fisológicos de conservação em pera Rocha (2015).
-
Reengenharia das cadeias de abastecimento de pêssego e nectarina, da prateleira à poda, com ganhos quantificados de satisfação do consumidor e resultados empresariais (2014-2015).
-
Melhoria do resultado económico de 45 ha de pomar de pêssego nectarina, avaliado pela variaçāo entre 2014 (situaçāo antes do projeto) e 2015 (após o projeto). Aplicaçāo da engenharia de processo a um pomar para design de produto compatível com uma estratégia de mercado definida com orientaçāo do Freshness Lab (2015).
-
Resolução técnica de problema de segurança alimentar em operadores do setor alimentar (2014);
- Realização dos ensaios de eficácia para a homologação do 1-metilciclopropeno para aplicações pós-colheita em pera em armazenamento refrigerado e em atmosfera controlada para a AgroFresh Inc.(2011).
Relatório de atividades de 2016 disponível aqui.