
As duas últimas décadas do século XX consagraram o vinho como bebida global de eleição e conduziram à entrada em cena, não só de novos países consumidores, mas também de novas regiões e países produtores. O mercado global tornou-se, em consequência, mais competitivo, mais exigente e, também, mais complexo, colocando desafios cada vez maiores aos profissionais do sector. Para os países com tradição vitivinícola milenar, como Portugal, deparam-se novas oportunidades de negócio, que importa aproveitar, mas também enfrentam-se novas exigências, para as quais é preciso estar tecnicamente preparado. Para dar resposta a essas exigências, a Universidade de Lisboa criou um curso de pós-graduação em “Wine Business” especialmente dirigido a profissionais do sector, através de uma parceria entre o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e o Instituto Superior de Agronomia, (ISA). Esta pós-graduação tem conteúdos inovadores e pluridisciplinares, orientados para o negócio do vinho a nível nacional e internacional. Combina conhecimentos, teóricos e práticos, de enologia, viticultura e gestão vitivinícola, com competências específicas das áreas do marketing, gestão empresarial e técnicas de negociação e venda. Indo de encontro às necessidades dos interessados, a formação avançada terá lugar próximo das regiões produtoras, privilegiando a mobilidade dos docentes e o horário pós-laboral.
Candidate-se em: www.idefe.pt/cursos/WB