You are here

Viveiro: Apresentação


O Viveiro Florestal do Instituto Superior de Agronomia (ISA) iniciou a sua atividade em 1920, integrado no Departamento dos Recursos Naturais, Ambiente e Território (DRAT), é uma unidade de apoio ao ensino e investigação do ISA, bem como às ações de formação profissional e de sensibilização ambiental. Desenvolve e implementa novas técnicas de conservação de semente, de produção de plantas, num contexto de inovação científica e tecnológica. O Viveiro comercializa plantas florestais ornamentais resultantes de produção própria.

O Viveiro ocupa uma área de cerca de 1hectare, inclui áreas de produção de plantas com cobertura para atempamento e com sistema de rega automático, dispõe também de uma estufa de propagação com condições ambientais controladas, assim como de câmaras de conservação de sementes e câmaras com condições controladas para desenvolvimento de ensaios. Em 2001, beneficiou de obras de modernização e de reequipamento, resultante de um financiamento do Projecto PAMAF – Medida 3 (Ministério da Agricultura), desde então os vários projetos de investigação que aqui decorreram financiaram melhorias nas infra-estruturas e equipamentos (com especial relevância para os projetos europeus DEFOR (InterReg IIIB Sudoe) e Reinfforce (InterReg IV Atlantic)).

Informamos os nossos clientes que, no período de 22 a 31 de Dezembro de 2018 (inclusivé), o Viveiro vai estar encerrado ao público, reabriremos no dia 2 de Janeiro de 2019.