You are here

Correio Eletrónico

Todos os utilizadores do ISA recebem, com a criação da sua conta, e associado à sua área de dados pessoais, um endereço de e-mail do ISA (username@isa.ulisboa.pt), que pode ser utilizado recorrendo aos seguintes serviços:

  • Serviço IMAP - mail.isa.utl.pt/porta 993 com SSL (password simples/normal)
  • Serviço POP3 - mail.isa.utl.pt/porta 995 com SSL(password simples/normal)
  • Serviço SMTP - smtp.isa.utl.pt/porta 465 com SSL ou 25 com TLS(password simples/normal)
  • Serviço Webmail - https://webmail.isa.utl.pt/

Todos os serviços são disponibilizados através de protocolos seguros (SSL e/ou TLS). Importante: os sistemas de correio electrónico do ISA foram alvo de uma renovação profunda em 2010. Os utilizadores de serviços legados, que ainda utilizam protocolos não seguros, devem efectuar a migração de sistema de mail o mais cedo possível.


Nota sobre segurança

O serviço de correio electrónico é alvo constante de tentativas de obtenção de credenciais de utilizadores, através do envio de e-mails falsificados, com o objectivo de conseguir o acesso a recursos como contas bancárias, contas de e-mail, ou outros - prática conhecida como phishing.

Assim, importa salientar o seguinte:

A DIVISÃO DE INFORMÁTICA, E SUA EQUIPA, NUNCA SOLICITAM QUE OS UTILIZADORES LHE ENVIEM PASSWORDS, POR CORREIO ELECTRÓNICO OU OUTRA VIA

Qualquer mensagem recebida em nome da DI, ou referente a contas de utilizador do ISA, que solicite a entrega de credenciais dos utilizadores, é falsa e deve ser liminarmente ignorada. As passwords de cada utilizador devem ser do seu exclusivo conhecimento. É importante notar que os actos praticados utilizando determinada conta são da responsabilidade do titular da conta, e que em alguns casos as credenciais transmitidas a terceiros podem ser utilizadas para praticar actos que constituem crime.

Nunca deve, por isso, responder a uma mensagem que solicite o envio dos seus dados de conta de utilizador do ISA.